Topo

Galvão Bueno chora e se emociona em homenagem antes da última Copa

Galvão Bueno recebe homenagem de Luciano Huck às vésperas de última Copa - Reprodução/TV Globo
Galvão Bueno recebe homenagem de Luciano Huck às vésperas de última Copa Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/11/2022 17h20Atualizada em 06/11/2022 21h34

Classificação e Jogos

Prestes a narrar a última Copa do Mundo da carreira, Galvão Bueno recebeu uma homenagem de Luciano Huck e não conteve a emoção no "Domingão com Huck", da TV Globo, na tarde de hoje (6), a 14 dias do início da competição entre seleções mais importante do futebol, que será realizada no Qatar de 20 de novembro a 18 de dezembro.

O programa preparou um quadro especial às vésperas da Copa para fazer uma viagem no tempo e relembrar momentos marcantes da carreira do narrador. Tino Marcos, repórter de momentos históricos na emissora, e Arnaldo Cezar Coelho, comentarista de arbitragem e eterno parceiro de Galvão nas transmissões, apresentaram materiais focados na trajetória do ícone da televisão brasileira, desde sua primeira aparição até histórias que contaram em conjunto em diversos esportes.

Esportistas como Taffarel (futebol), Hortência (basquete), Claudinei (atletismo), Serginho (vôlei), Fabi (vôlei), Cesar Cielo (natação), Rebeca Andrade (ginástica artística) gravaram depoimentos para Galvão.

Muito emocionado e com lágrimas nos olhos, Galvão comentou sobre o que sentirá ao encerrar os trabalhos como narrador e projetou o futuro, mas sem dar pistas do que fará —ele tem negociação avançada para renovar com a Globo (entenda mais abaixo).

"Vou virar uma página, não vou fechar o livro. Tenho umas coisinhas para fazer na Globo nos próximos dois anos. Dia 18 de dezembro vai ser minha última narração de televisão, espero que o Brasil esteja comigo lá, disputando o hexa. Já imaginou? Não tenho ideia do que vou falar. Não sei o que vai acontecer depois de hoje. Depois de hoje, estou na Copa. Depois da Copa, acabou. Uma história de praticamente 50 anos Vou sentir falta de cada momento desse", afirmou Galvão.

Mensagem de Pelé e Zagallo

Na parte final da homenagem, Galvão Bueno foi surpreendido com uma mensagem de Pelé, que gravou um vídeo para o narrador.

"Vocês não acreditam, o Galvão é uma pessoa que eu não ia esquecer num momento como esse. Claro que não. Galvão, você ainda mora no meu coração e não vai sair nunca. Não podia deixar de mandar um abraço para você nesse momento, desejar saúde e que Deus proteja você e sua família. Continua falando que me ama. Um grande abraço", falou Pelé para o amigo.

Depois, Zagallo também mandou um recado para Galvão:

"Muito obrigado pelo seu carinho. Um abraço do seu amigo de hoje e de sempre", afirmou.

Galvão recebe mensagem de Pelé em homenagem no Domingão do Huck - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Galvão recebe mensagem de Pelé em homenagem no Domingão do Huck
Imagem: Reprodução/TV Globo

Emoção com Senna e 'momento família'

Depois de relembrar a trajetória de Galvão, um momento que tirou ainda mais lágrimas de Galvão foi quando relembraram momentos dele com Ayrton Senna, tricampeão de Fórmula 1 que morreu em 1994. Ele era considerado "irmão mais novo" do narrador, que protagonizou muitos momentos históricos em vitórias do piloto.

"Ele me faz muita falta. Não o personagem, o 'Ayrton Senna do Brasil', mas o amigo, o irmão. Se eu te disser que às vezes eu bato papo com ele, você acredita? Ele não responde, mas eu converso. Tenho certeza que a luz dele brilha intensamente em outra dimensão", disse, emocionado.

Depois das narrações e personagens históricos que Galvão protagonizou, a homenagem passou a ser mais pessoal e familiar, sobre o Carlos Eduardo, nome de batismo dele. Depoimentos e visitas de familiares ao estúdio encerraram a homenagem feita no Domingão do Huck.

Galvão Bueno se emocionou com homenagem recebida por Luciano Huck - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Galvão Bueno se emocionou com homenagem recebida por Luciano Huck
Imagem: Reprodução/TV Globo

O futuro de Galvão Bueno

Apesar de já ter dito várias vezes que não seguirá na narração após a Copa do Qatar, Galvão está em processo avançado de renovação de contrato com a TV Globo. A ideia é explorar o conteúdo digital, mas de forma pontual, sem obrigatoriedades no dia a dia do calendário esportivo.

O lendário narrador de 72 anos, que completará 50 anos de televisão em 2024, também deve mergulhar nas redes sociais e se reinventar na produção de conteúdo em variadas plataformas.

Programa que tem o nome inspirado no bordão de Galvão Bueno, o "Bem, Amigos" não será mais transmitido após o afastamento de Galvão das narrações. O último episódio da atração será na segunda-feira da próxima semana (14), logo após o fim do Campeonato Brasileiro, e será televisionado tanto no SporTV quanto na TV Globo, pela primeira vez. O narrador deve ganhar um documentário no Globoplay.

Veja alguns momentos do programa: