Topo

São Paulo

Após recuperação rápida, Arboleda já treina com a seleção do Equador

Arboleda treina no centro de treinamento da seleção do Equador, em Quito - Foto: Federação Equatoriana de Futebol
Arboleda treina no centro de treinamento da seleção do Equador, em Quito Imagem: Foto: Federação Equatoriana de Futebol

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

06/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Fundamental para o São Paulo, Robert Arboleda está desde o início desta semana no Equador. Após pedido do técnico da seleção equatoriana, Gustavo Alfaro, o Tricolor liberou o zagueiro para viajar ao seu país.

O que pesou para que ele fosse liberado é o sonho de Arboleda de disputar a Copa do Mundo. Aos 31 anos, esta é uma oportunidade que pode não se repetir na carreira do jogador. Assim, o São Paulo não se opôs à liberação.

Arboleda viajou na última segunda-feira (31), para o Equador. O zagueiro terá poucos dias de preparação para ficar apto a ser convocado para disputar a Copa do Mundo neste ano. Um fisioterapeuta da seleção equatoriana acompanhou o zagueiro na última semana durante as atividades no CT do São Paulo.

Após fazer um microciclo de treinamentos em Quito visando a Copa do Mundo, o técnico Gustavo Alfaro convocou 17 jogadores para o amistoso contra o Iraque, dia 12, na Espanha. Arboleda está entre os chamados e agora a expectativa é saber se ele jogará alguns minutos.

Alexander Domínguez, Gilmar Napa, Robert Arboleda, Xavier Arreaga, Byron Castillo, Diego Palacios, Félix Torres, José Cifuentes, Alan Franco, Sebastián González, Romario Ibarra, Ángel Mena, Jhegson Méndez, Kevin Rodríguez, Michael Estrada, Ayrton Preciado e Djorkaeff Reasco completam a relação dos convocados. Esta lista, porém, não indica quem estará na convocação final para o Mundial.

À medida que os campeonatos ao redor do planeta forem sendo paralisados para a Copa, o grupo equatoriano será completado. Se conseguir garantir sua vaga no grupo que vai para o Mundial, Arboleda terá outra batalha.

O Equador terminou as Eliminatórias com Torres e Hincapié como titulares da zaga. Assim, mesmo que vá para a Copa, Arboleda terá de lutar para retomar a titularidade da equipe.

"La Tri", como é carinhosamente apelidada a seleção equatoriana, estreia no Mundial contra o Qatar, no dia 20 de novembro. O Grupo A da competição também conta com Senegal e Holanda.

A última partida oficial de Arboleda aconteceu no dia 23 de junho, pelo duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, no Morumbi. O zagueiro sofreu uma fratura no tornozelo esquerdo e teve rompimento dos ligamentos no local. Um dia após a lesão, ele foi operado e iniciou o processo de recuperação.

Arboleda voltou aos treinos com os companheiros em 21 de outubro. A recuperação é tida como surpreendente no São Paulo. A expectativa inicial era a de que ele voltasse aos gramados somente no ano que vem. Agora Arboleda corre contra o tempo para disputar o Mundial.

São Paulo