Topo

Corinthians

Corinthians vence o Ceará com gol no final e segue na briga pelo vice

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

05/11/2022 22h29

Já classificado para a Libertadores e pouco inspirado, o Corinthians demorou para entrar no jogo, mas venceu o Ceará por 1 a 0, gol de Yuri Alberto no finalzinho do confronto, na noite deste sábado (5), na Neo Química Arena. O resultado mantém o Alvinegro na briga para ser o segundo colocado do Campeonato Brasileiro. Com 64 pontos, o Timão disputa a posição com Fluminense, Internacional e Flamengo pela vice-liderança do Torneio.

O Ceará briga para escapar da queda para a segunda divisão. O time cearense tem 34 pontos e está na 17ª colocação, agora com uma situação ainda mais complicada.

O Corinthians joga contra o Coritiba na quarta-feira (9), às 19h, fora de casa. Já o Vovô, no mesmo dia e horário, joga com o Avaí em Florianópolis.


O jogo

Precisando vencer para se livrar do rebaixamento para a Série B, o Ceará saiu para o jogo. E a primeira grande chance foi dos visitantes, quando Richardson acertou a trave após chute da entrada da área.

O Timão, com Ramiro pela direita e apenas Renato Augusto para acionar Mateus Vital e Yuri Alberto, sofria para criar chances de gol. No fim do primeiro tempo, o Corinthians acelerou o jogo e por pouco não marcou com Renato Augusto.

Se o camisa 8 comandava as ações dos donos da casa, Vina era o maestro do Ceará. Cássio fez uma defesa espetacular e impediu Vina de abrir o placar.

O segundo tempo começou com o mesmo roteiro. O Ceará fechado tentando explorar o contra-ataque. E o Corinthians sem muita intensidade para buscar o resultado. Para mudar isso, Vítor Pereira colocou Róger Guedes. Com três minutos em campo, o camisa 10 acertou cobrança de falta no travessão de João Ricardo. O lance inflamou a torcida presente na Neo Química Arena.

O Corinthians foi aumentando a pressão, empurrando o Ceará para trás, e criando oportunidades. A insistência foi premiada no fim do jogo. Fagner fez boa jogada pela direita e após bate e rebate, Yuri Alberto apareceu para empurrar a bola e tirar o zero do placar, dando a vitória para o Timão e fazendo explodir a arena alvinegra.

Live do Corinthians

Quem foi bem

Renato Augusto e Vina. Os jogadores mais lúcidos em campo, um de cada lado do confronto, eram os responsáveis pela criatividade de Corinthians e Ceará. Os dois também eram os únicos que buscavam ter a bola, seja para acionar os companheiros ou para finalizar.

Quem foi mal

Ramiro. Escalado como um meia aberto pela direita, não conseguiu dar profundidade ao time pelo lado do campo e pouco contribuiu ofensivamente com a equipe. Defensivamente, ajudou a fechar o lado direito e ajudar Fagner na marcação.

Atuação Corinthians

Teve uma atuação indolente. Um primeiro tempo bem abaixo da média para quem jogava em casa. No segundo tempo, foi pressionando à medida que Vítor Pereira foi mexendo na equipe. No fim, foi premiado com o gol da vitória.

Cronologia

Aos 45 minutos do segundo tempo, quando o jogo já se encaminhava para o final, Yuri Alberto mostrou oportunismo. Após cruzamento de Fagner, Giuliano dividiu com a zaga cearense, João Ricardo evitou o gol, mas viu o camisa 9 do Timão aparecer e fazer o gol da vitória


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 0 CEARÁ

Motivo: Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Data: 5 de novembro
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Fagner, Du Queiroz (Corinthians); Richard, Nino Paraíba e Vina (Ceará)
Gol: Yuri Alberto, aos 45' minutos do segundo tempo (Corinthians)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Robert Renan e Lucas Piton (Fábio Santos); Fausto Vera, Du Queiroz (Maycon), Ramiro (Giuliano) e Renato Augusto; Mateus Vital (Róger Guedes) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, David Ricardo e Bruno Pacheco; Richard Coelho, Fernando Sobral, Richardson e Vina (Jhon Vásquez); Erick e Jô (Zé Roberto). Técnico: Juca Antonello.

Corinthians