Topo

OPINIÃO

Arnaldo Ribeiro: Abel é quem equilibra a disputa entre Palmeiras e Flamengo

Do UOL, em São Paulo

04/11/2022 12h18

O Palmeiras conquistou o título brasileiro sob o comando de Abel Ferreira, enquanto o Flamengo levantou as taças da Libertadores e da Copa do Brasil sob o comando de Dorival Júnior. Mas na avaliação de Arnaldo Ribeiro, o treinador português simboliza mais o que é o time alviverde na comparação com o Rubro-negro.

No Posse de Bola #277, ao lado de Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira, Arnaldo afirma que o símbolo do título do Palmeiras não é nenhum jogador, mas o técnico Abel Ferreira, afirmando que o time só consegue fazer frente a um elenco como o do Flamengo devido ao seu treinador.

"O símbolo do Palmeiras campeão brasileiro é o que faz ainda o Palmeiras equilibrar as coisas com o Flamengo, que é o seu técnico, o símbolo do Palmeiras é o Abel Ferreira. Poucos times no Brasil recentemente têm a cara do seu treinador como tem o Palmeiras do Abel e com tanta sequência de conquistas, parece o Corinthians do Tite, o São Paulo do Muricy, esses times que tiveram técnicos que não permitem que a equipe relaxe", diz Arnaldo.

"Enquanto você tem um treinador com essas características, por vezes não é tão necessário assim um grupo estrelado. São modelos completamente diferentes mesmo e acho que o grande reforço do Palmeiras para a temporada seguinte é a manutenção do Abel e um garoto vindo da base, não uma contratação vultuosa, uma coisa que estremeça as estruturas. O Palmeiras tem neste modelo uma linha de continuidade já pavimentada a não ser que apareça alguma coisa que tire o Abel do Palmeiras".

Confira o que mais rolou de interessante na opinião dos comentarista do UOL:

Arnaldo Ribeiro: Leila deixou uma pulga atrás da orelha em relação a Abel

Sobre o que poderia tirar Abel do Palmeiras, Arnaldo cita a seleção brasileira, chamando a atenção para uma declaração de Leila Pereira, presidente do clube alviverde, sobre liberar o treinador sem multa no caso de a CBF procurá-lo para o lugar de Tite.

"A minha pulga atrás da orelha é a declaração da Leila Pereira pós-título do Palmeiras, dizendo que liberaria o Abel para a seleção brasileira sem multa. Eu não acho que um técnico jovem ainda e que tem muito a marca de ser um técnico do dia a dia, do ensaio, da máquina, da perfeição, virar um técnico de seleção nessa etapa da carreira. Porém, tem uma questão que não pode ser desconsiderada, pois até o Guardiola falou nela uma vez, ser o primeiro técnico estrangeiro a dirigir a seleção brasileira de futebol tem um simbolismo, tem um atrativo".

Juca Kfouri: Abel faria mais falta ao Palmeiras que Dorival ao Flamengo

Com a informação de que a CBF deseja contratar um técnico estrangeiro para a sucessão de Tite após a Copa do Mundo, o que descartaria Dorival Júnior e colocaria Abel Ferreira na concorrência, Juca Kfouri considera que para o Palmeiras seria uma perda muito maior a saída de seu treinador do que para o Flamengo no caso de Dorival ser o escolhido para a seleção brasileira.

"Eu não tenho a menor dúvida que o Abel Ferreira faria mais falta ao Palmeiras que o Dorival ao Flamengo. O Abel Ferreira tem uma simbiose com o time e com a torcida do Palmeiras que o Jorge Jesus tinha com a do Flamengo, não é o caso do Dorival. O Flamengo com o elenco que tem, se não tiver um professor pardal chegando, que queira mudar ali de maneira radical um certo controle de alguns jogadores, alguém com a tranquilidade do Dorival Júnior, com a personalidade mais pacificadora do Dorival Júnior"

Mauro Cezar: Vítor Pereira não fez melhor que Mano Menezes este ano

Ainda em relação à permanência ou não de treinador para a próxima temporada, quem se encontra nesta situação é o Corinthians, que não tem uma resposta sobre a condição de Vítor Pereira, que terminou a temporada cumprindo o objetivo de levar o clube à Libertadores, mas sem conseguir um título após a perda da Copa do Brasil nos pênaltis. Para Mauro Cezar, o trabalho do português foi abaixo do esperado dada a capacidade que ele já demonstrou.

"Conseguiu levar o time à Libertadores, o Sylvinho também conseguiu. Para o Vítor Pereira é pouco, porque ele é comprovadamente bom técnico, o elenco foi reforçado ao longo da temporada e não brigou pelo título brasileiro, embora tenha liderado em determinado momento, perdeu a Copa do Brasil, foi eliminado na Libertadores. O que tem de especial o time do Corinthians? O que o Vítor Pereira fez não é melhor do que o Mano Menezes está fazendo no Internacional. Para mim foi um pouco decepcionante, até porque eu acho que ele é um bom técnico".

Juca: Landim em vez de pedir desculpas apela à 'liberdade de expressão'

O troféu Ratão de Bronze distribuído às sextas-feiras por Juca Kfouri teve uma lista extensa de escolhidos desta vez, liderada pelo presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e a diretora de Responsabilidade Social do clube, Angela Machado, que é esposa do mandatário rubro-negro. A escolha foi devido a uma postagem dela contra os nordestinos e a forma como Landim se referiu ao assunto em entrevista ao Canal do Benja. O ex-piloto Nelson Piquet e Nei Maidana, presidente da Chapecoense, também receberam o prêmio às avessas.

"Rodolfo Landim, presidente de um clube que tem uma torcida extraordinária no Nordeste, em vez de pedir desculpas pela mulher e afastá-la do Flamengo, diz que ela teve a liberdade de expressão, de posicionamento. Quando fascistas começam a defender liberdade de expressão, é para defender mentiras, notícia falsa: 'mamadeira de piroca', 'o Lula vai fechar as igrejas', esse tipo de coisa, essa é a liberdade de expressão que os fascistas defendem, não caia nessa. A dona Angela Machado e o senhor seu marido Rodolfo Landim, um ratão de bronze".

O Posse de Bola vai ao ar duas vezes por semana, com a análise dos destaques da rodada do futebol

Quando: Toda segunda e sexta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Spotify, Apple Podcasts, e Amazon Music. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Veja a íntegra do programa:

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL