Topo

Robinho se disfarça em ato golpista, e amigo pede 'intervenção federal'

Robinho se disfarça em manifestação bolsonarista após a derrota de Bolsonaro nas eleições - Reprodução
Robinho se disfarça em manifestação bolsonarista após a derrota de Bolsonaro nas eleições Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/11/2022 16h15

O ex-atacante Robinho apareceu disfarçado com máscara, touca e enrolado numa bandeira do Brasil em uma manifestação de bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições em São Vicente, no litoral paulista. Um de seus amigos mais próximos aparece na foto segurando um cartaz que pede "intervenção federal". A reportagem conseguiu identificar outros amigos de Robinho na imagem, que viralizou ontem a partir do Twitter.

Apesar do disfarce de Robinho, a presença de seus amigos e outros sinais permitem a sua identificação: o ex-jogador apareceu no protesto usando uma máscara de proteção facial, um anel, um par de óculos e um relógio que ele já mostrou em outras ocasiões em suas redes sociais. Um de seus amigos foi vestido com uma camiseta de seleção brasileira assinada pelo ex-atacante.

Procurado pela reportagem, Robinho não atendeu as ligações. Mas o ex-jogador Fabio Galan, que já foi assessor de Robinho e é dono de um quiosque na praia de Santos, foi encontrado e conversou reservadamente com o UOL Esporte.

O amigo, que na imagem carrega o cartaz com a inscrição "intervenção federal", afirmou que não gostaria de colaborar com o UOL por discordar da cobertura política do portal, considerada por ele crítica demais ao governo de Jair Bolsonaro.

Ao ser questionado sobre a foto, Galan não quis confirmar sua presença no ato antidemocrático, mas mencionou outros veículos que publicaram a imagem e não os desmentiu.

Condenado a nove anos de prisão pelo estupro de uma jovem albanesa na Itália, Robinho tem evitado dar entrevistas. Na manhã de hoje, o Ministério da Justiça negou um pedido de extradição feito pelo governo italiano, que pedirá agora que a pena seja cumprida no Brasil.

Galan - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Fabio Galan é um dos amigos mais próximos e compadre de Robinho
Imagem: Arquivo pessoal

Recentemente, Robinho declarou seu apoio à reeleição de Bolsonaro (PL) via redes sociais. Desde domingo, quando a vitória de Lula (PT) foi confirmada, apoiadores do atual presidente mantêm manifestações populares contra o resultado das urnas. É possível saber que o ato em que Robinho e os amigos foram vistos aconteceu em São Vicente, uma cidade vizinha a Santos, por causa da fachada de uma das lojas que aparecem na imagem.