Topo

Barcelona e Milan disputam contratação de Jorginho, diz jornal

Jorginho é um dos principais jogadores da seleção italiana - Carl Recine/Reuters
Jorginho é um dos principais jogadores da seleção italiana Imagem: Carl Recine/Reuters

Colaboração para o UOL

03/11/2022 12h31

Com contrato até junho de 2023, o ítalo-brasileiro Jorginho é o centro de uma disputa entre Barcelona e Milan, segundo reporta a imprensa europeia. O volante que atua no Chelsea pode assinar um pré-contrato com qualquer clube a partir de janeiro e vê dois gigantes do Velho Continente interessados no seu futebol.

Segundo o jornal espanhol "Sport", o Barcelona prioriza reforços para o meio campo na janela de janeiro, pós Copa do Mundo e Jorginho é um dos alvos preferidos da diretoria blaugrana. De acordo com a publicação, houve uma reunião entre a diretoria do clube e representantes do jogador, que estaria encantado com a possibilidade de defender o Barça.

A reportagem ainda indica que a diretoria dos catalães colocou na mesa que Jorginho é pretendido para substituir a saída iminente de Sergio Busquets, e ser um dos protagonistas do projeto de reconstrução o clube, afetado pela eliminação na Liga dos Campeões e a 'queda' para a Liga Europa.

Essa eliminação precoce pode frustrar os planos do Barça, já que o Chelsea avançou para as oitavas de final da Liga dos Campeões, principal competição entre clubes do planeta.

E o Milan?

Ainda de acordo com apuração do 'Sport', o clube rossonero, que voltou a figurar na Liga dos Campeões nesta temporada, é um dos concorrentes do Barça na briga pela contratação do jogador.

Entre as vantagens dos italianos, adquiridos recentemente por um fundo americano, está justamente a questão financeira: como o Barcelona frequentemente sofre com o fair play financeiro da Uefa, Jorginho teria que diminuir seu salário para atuar na Espanha, questão que não enfrentaria na Itália. Além disso, a retenção tributária italiana, mais branda que na Espanha, seria mais um 'ponto' para o Milan na concorrência.

O Barcelona conta com o peso da vontade do jogador, que estaria muito empolgado para defender o azul e grená do clube.

No Chelsea desde 2018, Jorginho atuou na Itália por oito anos, revelado pelo Hellas Verona e vendido ao Napoli em 2014. Naturalizou-se italiano e conquistou a Eurocopa 2020 - disputada em 2021. Também foi campeão da Liga Europa, da Liga dos Campeões, da Suercopa da Uefa e do Mundial de Clubes, todos pelo Chelsea.