Topo

Atlético-MG

Após títulos do Fla, Atlético-MG faz contas por vaga direta na Libertadores

Cuca, técnico do Atlético-MG, durante partida contra o Ceará, pelo Brasileirão - Gilson Junio/AGIF
Cuca, técnico do Atlético-MG, durante partida contra o Ceará, pelo Brasileirão Imagem: Gilson Junio/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/11/2022 04h00

Após a temporada vitoriosa no ano passado, o Atlético-MG decepcionou em 2022. Apesar de ter sido campeão do Mineiro e da Supercopa do Brasil, o Galo não foi capaz de confirmar as projeções de que manteria o alto rendimento. Atualmente, só está da zona de classificação à próxima Libertadores graças aos títulos recém-conquistados pelo Flamengo.

Desta forma, Cuca projeta terminar o Brasileirão com entre 58 e 60 pontos, para ir direto para fase de grupos. Para tanto, busca pontuar diante do São Paulo, hoje (1º), às 21h30, no Morumbi.

Na sétima posição desde a 20ª rodada, o Atlético não figura no G6 desde o fim do primeiro turno. Mas como o Rubro-Negro carioca ocupa o terceiro lugar e venceu a Copa do Brasil e a Libertadores deste ano, com isso, duas vagas foram abertas (para o sétimo e o oitavo colocado do Nacional) para a fase preliminar da próxima edição do torneio continente. Mas restando quarto rodadas para o fim da competição nacional, o Galo almeja o lugar direto na fase de grupos.

Como Fluminense e Corinthians já estão com boa vantagem na classificação do Brasileirão, o Atlético mira a vaga que hoje está com o Athletico-PR. Assim como o Galo, o Furacão tem 51 pontos, mas está na frente por causa dos critérios de desempate — soma 14 vitórias contra 13.

Para terminar o Brasileiro entre os seis primeiros colocados e assim garantir o lugar direto na fase de grupos da Libertadores, o técnico Cuca projeta uma pontuação de acordo com edições recentes da competição.

"Os números nunca são exatos. Mas você tem parâmetro. Buscar em outros anos, quantos pontos para ficar entre os seis primeiros. Seja 60, 59, 58. Então, a gente tem confrontos diretos pela frente. São cinco equipes que lutam por três vagas", disse o comandante atleticano, se referindo também a São Paulo, Fortaleza e Botafogo, além de Atlético-MG e Athletico-PR.

Nas últimas cinco edições do Brasileirão, a única vez que o sexto colocado ficou acima dos 60 pontos projetado por Cuca foi em 2019, feito alcançado pelo São Paulo. Naquela temporada o Tricolor terminou com 63 pontos. No entanto, após a 34ª rodada, o time que era comandado por Fernando Diniz somava 54 pontos, três a mais do que tem o Athletico-PR atualmente.

Inclusive, o São Paulo é o adversário do Galo nesta noite, às 21h30, no Morumbi, pela 35ª rodada. Os dois clubes estão separados por apenas um ponto. É o primeiro dos dois confrontos diretos que o Atlético tem na sequência. Na semana que vem é a vez de enfrentar o Botafogo, no Mineirão. Os jogos finais do Atlético no Brasileirão são diante do Cuiabá, em Belo Horizonte, e do Corinthians, na Neo Química Arena.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x ATLÉTICO-MG

Competição: Campeonato Brasileiro - 35ª rodada
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data e horário: 1º de novembro de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)

SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Luizão, Léo e Reinaldo; Luan, Pablo Maia e Rodrigo Nestor; Patrick, Calleri e Luciano. Técnico: Rogério Ceni

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Jemerson, Alonso e Dodô; Allan, Jair e Zaracho; Pavón (Ademir), Keno e Sasha. Técnico: Cuca

Atlético-MG