Topo

Federação Ucraniana solicitará à Fifa que Irã seja banido da Copa do Mundo

Seleção iraniana posa para foto antes de amistoso contra o Uruguai, em setembro. - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Seleção iraniana posa para foto antes de amistoso contra o Uruguai, em setembro. Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

do UOL, em São Paulo (SP)

31/10/2022 12h30

Classificação e Jogos

A menos de um mês para o início da Copa do Mundo, a lista de 32 seleções que farão parte do torneio ainda pode sofrer alterações. Pelo menos é o que deseja a Federação Ucraniana. O principal órgão do futebol no país decidiu pedir à Fifa que o Irã seja banido do torneio.

A guerra entre Rússia e Ucrânia é a razão pela solicitação. Informações da imprensa europeia dão conta que o país do Oriente Médio fechou acordo para fornecer drones à nação de Vladimir Putin. Autoridades iranianas negam fornecer armas a qualquer lado no conflito.

O Shakhtar Donetsk, um dos principais clubes ucranianos, já havia solicitado na última semana a remoção do Irã da Copa do Mundo. A Federação Ucraniana decidiu, em reunião nesta segunda-feira (31), adotar a mesma postura.

"Levando em consideração informações da imprensa sobre violações sistemáticas de direitos humanos no Irã, que podem violar os princípios e normas dos estatutos da Fifa (...) e o possível envolvimento do Irã na agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, decidimos solicitar à Fifa que considere excluir a seleção nacional iraniana da Copa do Mundo de 2022", publicou a Federação Ucraniana em nota.

A Fifa não costuma alterar resultados obtidos no campo para determinar os classificados ao Mundial. O pedido de exclusão mais recente foi contra o Equador, acusado de escalar Byron Castillo irregularmente. Os equatorianos continuam garantidos no torneio.

O Irã estreia na Copa do Mundo no dia 21 de novembro, contra a Inglaterra. Estados Unidos e País de Gales são os outros rivais dos asiáticos no Grupo B.