Topo

Libertadores - 2022

Brasileiros ficam presos em escala de voo na volta de Flamengo x Athletico

Torcedores do Flamengo e do Athletico fizeram desvio de rota no Aeroporto Governador Jorge Teixeira, em Rondônia - Yara Fantoni/Reprodução
Torcedores do Flamengo e do Athletico fizeram desvio de rota no Aeroporto Governador Jorge Teixeira, em Rondônia Imagem: Yara Fantoni/Reprodução

UOL, em São Paulo

31/10/2022 15h17

Cerca de 180 torcedores de Flamengo e Athletico-PR estão há 18 horas presos em Porto Velho, Rondônia, esperando a oportunidade para voltar para as suas casas, após a final da Copa Libertadores, que aconteceu em Guayaquil, no Equador, no último sábado (29). O problema ainda não foi resolvido.

Ontem, um voo da Avianca (AV249), que fazia o trajeto de Bogotá (Colômbia) para São Paulo, teve de realizar um desvio de rota para o Aeroporto Governador Jorge Teixeira, aproximadamente às 21h40 (horário de Brasília) por causa de um torcedor que precisou de atendimento médico.

O UOL Esporte apurou que além do problema com o passageiro, o piloto notou que o avião tinha mais combustível do que o necessário para aterrissar no aeroporto alternativo por conta do desvio. Após o pouso, a aeronave passou por uma inspeção para definirem se poderia concluir o trajeto, mas não foi liberada.

A assessoria do Aeroporto Governador Jorge Teixeira enviou uma nota à reportagem afirmando que o torcedor que passou mal recebeu atendimento inicial e foi encaminhado para unidade hospitalar.

A Avianca colocou os torcedores em hotéis da capital de Rondônia e se responsabilizou pelas refeições.

O UOL entrou em contato com a companhia aérea, que afirmou ter pensado em todas as alternativas possíveis para conseguir resolver a situação —uma delas foi enviar uma equipe de São Paulo para Rondônia para dialogar melhor com as pessoas afetadas, já que a Avianca não tem guichês na cidade do Norte do país.

Yara Fantoni, repórter ex-Band e que estava no Equador para a cobertura das finais da Libertadores feminina e masculina, passou a compartilhar a situação em suas redes sociais. Em contato com a reportagem, ela afirmou que os torcedores ficaram sem seus passaportes por um período, mas que até agora estão sem as suas malas, sem poder ao menos trocar de roupa.

Além disso, apesar do apoio que a companhia afirmou prestar aos passageiros, ela ressaltou que tudo foi muito desorganizado.

A última atualização da companhia (enviada à reportagem às 15h08) é de que eles estão alinhando com autoridades colombianas e brasileiras um voo de resgate para levar os passageiros para São Paulo. A previsão é que o voo parta da capital rondoniense às 21h30 —quase 24 horas depois do início do problema.