Topo

Libertadores Feminina - 2022

Palmeiras tenta quebrar jejum contra o Boca pela Libertadores feminina

Byanca Brasil, do Palmeiras, comemora classificação para a final da Copa Libertadores - Hector Vivas/Getty Images
Byanca Brasil, do Palmeiras, comemora classificação para a final da Copa Libertadores Imagem: Hector Vivas/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/10/2022 04h00

Palmeiras e Boca Juniors disputam, hoje (28), no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, final inédita pela Libertadores feminina. E as Palestrinas terão a chance de colocar um ponto final do jejum alviverde em mata-matas pela competição continental.

Apesar de, no feminino, ser um confronto inédito, com ambos os times em busca do primeiro título, os dois finalistas Juniors somam três confrontos em jogos eliminatórios pela Libertadores, e todos com final feliz para os hermanos.

O mais recente aconteceu em 2018, pelas semifinais, quando os comandados de Luiz Felipe Scolari perderam por 2 a 0 em La Bombonera e empataram em 2 a 2 no Allianz Parque. Curiosamente, o Palmeiras teve a chance de eliminar os argentinos ainda na fase de grupos, mas não o fez.

Outro fracasso alviverde em uma semifinal de Libertadores aconteceu em 2001. Com arbitragem polêmica, o Palmeiras empatou em 2 a 2 com o Boca, em Buenos Aires, e foi derrotado nos pênaltis no antigo Palestra Itália, após novo 2 a 2 no tempo regulamentar.

E a única final continental entre Palmeiras e Boca Juniors - até então - aconteceu em 2000. Em busca do bicampeonato consecutiva, o Alviverde empatou em 2 a 2 com os argentinos em La Bombonera. No Morumbi, porém, o jogo terminou 0 a 0 e o Boca levou a melhor nos pênaltis, por 4 a 2.

Palmeiras - Hector Vivas/Getty Images - Hector Vivas/Getty Images
Jogadoras do Palmeiras comemoram classificação para a final da Copa Libertadores feminina
Imagem: Hector Vivas/Getty Images

Com o time feminino, o Palmeiras tem a chance de, enfim, bater o Boca Juniors em uma final de Libertadores. Sob o comando de Ricardo Belli, as Palestrinas estão invictas no torneio e chegaram à final após triunfo por 1 a 0 sobre o América de Cali, na última quarta-feira.

Antes, elas venceram o Santiago Morning, de virada, por 2 a 1. Pela fase de grupos, as Palestrinas bateram a Universidad do Chile por 2 a 1, o Independiente Dragonas por 7 a 0 e o Sportivo Limpeño por 3 a 0, e avançaram como primeiras do Grupo C.

Do outro lado, o Boca Juniors se classificou como líder do Grupo B, com duas vitórias e um empate. No mata-mata, as hermanas eliminaram o Corinthians nas quartas e o Deportivo Cali nas semis.

Boca Juniors e Palmeiras disputam o título hoje (28), às 19h (de Brasília), no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.