Topo

Libertadores Feminina - 2022

Palmeiras bate A. de Cali e encara o Boca na final da Libertadores feminina

Ary Borges, do Palmeiras, comemora gol contra o América de Cali pela Libertadores feminina - Franklin Jacome/Getty Images
Ary Borges, do Palmeiras, comemora gol contra o América de Cali pela Libertadores feminina Imagem: Franklin Jacome/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/10/2022 20h53

O Palmeiras está na final da Copa Libertadores feminina. As Palestrinas venceram o América de Cali (COL), hoje (26), por 1 a 0, no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, e enfrentará o Boca Juniors em inédita final continental.

Apesar do domínio em grande parte do jogo, o Palmeiras demorou para balançar as redes. A volante Ary Borges marcou, de cabeça, o único gol da partida, aos 9 minutos do segundo tempo.

O Palmeiras busca seu primeiro título da Libertadores, e está invicto na competição continental. O clube paulista venceu os três compromissos pela fase de grupos e se classificou para os mata-matas em primeiro do Grupo C.

Nas quartas de final, o Palmeiras arrancou uma vitória dramática por 2 a 1 sobre o Santiago Morning, com gol da virada no último lance da partida.

Agora o clube se prepara para enfrentar o Boca Juniors - que eliminou o Corinthians nas quartas de final - nesta sexta-feira (28), às 19h (de Brasília). O confronto será no estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador.

Palmeiras esbarra na zaga

Em busca da vaga na final continental, o Palmeiras ditou o ritmo do jogo, mas esbarrou na marcação do América de Cali. Com liberdade para criar até a entrada da área, as Palestrinas tiveram muita dificuldade para passar pela última linha de marcação. Tanto que a melhor chance veio de chute de fora da área de Ary Borges, aos 8 minutos do primeiro tempo, defendido por Nathalia Giraldo.

Do outro lado, o América de Cali tentou explorar a linha alta do Palmeiras para partir em velocidade nas costas das zagueiras, assim como tentar roubadas de bola no campo de ataque. A goleira Jully, porém, foi pouco exigida.

Erra e erra

O Palmeiras encontrou espaços conforme a primeira etapa se desenvolveu, mas acumulou erros na última bola. Criando jogadas tanto pelos lados quanto pelo centro, o Alviverde pegou, e muito, no último toque, desperdiçando boas oportunidades de ficar cara a cara com a goleira Giraldo.

Assim não!

Curiosamente, a principal oportunidade do Palmeiras veio em um lançamento para Bia Zaneratto. A bola ficou com a defesa do América de Cali, mas Bia insistiu, roubou a bola, de livrou da goleira, mas se enrolou e não conseguiu finalizar. Ela ainda passou para Duda, que não aproveitou.

Ary resolve

O segundo tempo começou lento e recheado de erros de passes, até que aos nove minutos, Ary Borges balançou as redes para o Palmeiras.

Byanca Brasil levou pela esquerda e cruzou para a camisa 8 cabecear para o fundo do gol e colocar as Palestrinas na frente.

Lá e cá

O gol do Palmeiras esquentou o clima em Quito. Na frente, o clube paulista se manteve no campo de ataque, em busca de uma oportunidade para construir um placar mais elástico. Já o América de Cali resolveu correr atrás do prejuízo, trocando passes no campo adversário e buscando cruzamentos para a área. Jully, porém, foi pouco exigido.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 1 x 0 América de Cali

Competição: Copa Libertadores feminina - semifinal
Local: Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador
Dia e hora: 27 de outubro, às 19h (de Brasília)
Árbitra: Milagros Arruela (PER)
Assistentes: Vera Yupanqui (PER) e Gabriela Moreno (PER)
Gols: Ary Borges (Palmeiras), aos 9 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Carolina Pineda (América de Cali); Jully (Palmeiras); Catalina Usme (América de Cali); Zamorano (América de Cali); Ary Borges (Palmeiras); Camilinha (Palmeiras)

PALMEIRAS: Jully; Bruna Calderan, Poliana, Julia Katrine; Duda (Carol Baiana), Ary Borges, Camilinha; Bia Zaneratto, Byanca Brasil, Andressinha (Day Silva). Técnico: Ricardo Belli.

AMÉRICA DE CALI: Giraldo; Basanta (Castellanos), Natis, Yantén; Ospina, Pineda (Vidal), Muñoz (Bonilla), Martínez, Zamorano; Mosquera (Iglesias), Usme. Técnico: Andrés Usme

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado no texto, Ary Borges não de um peixinho para marcar o gol palmeirense. O erro foi corrigido.