Topo

Libertadores Feminina - 2022

Palmeiras vence time paraguaio em jogo de quase 3h na Libertadores feminina

Duda, do Palmeiras, comemora gol contra o Libertad Limpeño pela Libertadores feminina - Reprodução/Twitter
Duda, do Palmeiras, comemora gol contra o Libertad Limpeño pela Libertadores feminina Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

14/10/2022 22h07

O Palmeiras superou chuva, queda de energia e 1 hora de paralisado para vencer o Libertad Limpeño por 3 a 0, hoje (14), pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores feminina, disputada em Quito, no Equador.

Diante de um encharcado gramado no Complexo Independiente del Valle, o Alviverde marcou em bela cobrança de falta de Duda aos 24 minutos do primeiro tempo para somar seus primeiros pontos na competição. Byanca Brasil, de cabeça, e Bia Zaneratto, ampliaram na segunda etapa.

A vitória coloca o Palmeiras na liderança do Grupo C da competição continental, com três pontos somados, superando o vice Universidad do Chile pelo saldo de gols.

O Palmeiras volta a campo na próxima segunda-feira (17), às 19h15 (de Brasília), para encarar o Independiente del Valle pela segunda rodada. Já o Libertad Limpeño encara a Universidad de Chile no mesmo dia, às 17h.

A fase de grupos da Libertadores é composta por três rodadas, onde os dois primeiros de cada um dos quatro grupos avançam para o mata-mata, em turno único. A decisão está marcada para o dia 28 de outubro. Além do Palmeiras, Corinthians e Ferroviária representam o Brasil no torneio.

Sobrou chuva, faltou luz

A estreia do Palmeiras na Libertadores feminina foi debaixo de muita chuva e alguns trovões. Próximo aos 15 minutos do primeiro tempo, já era possível ver poças d'água no centro do gramado, dificultando o jogo - principalmente do Palmeiras, que controlava a partida.

Já aos 17, enquanto o Alviverde se aventurava pelo campo de ataque, uma queda de energia culminou na paralisação da partida. Aos alguns minutos de espera, as jogadoras, e respectivas comissões técnicas, foram para os vestiários.

chuva - Reprodução/Sportv - Reprodução/Sportv
Jogo entre Palmeiras e Libertad Limpeño pela Libertadores feminina é paralisado por causa de chuva
Imagem: Reprodução/Sportv

A partida foi retomada após aproximadamente uma hora de paralisação. A demora deveu-se principalmente pela forte chuva, acompanhada por raios e trovões, que formou diversos pontos de alagamento no estádio.

Quando as equipes voltaram ao gramado, a chuva havia parado e grande parte das poças, secado. Mesmo assim, o campo estava bastante molhado, levantando água conforme as atletas corriam.

Pintura

O Palmeiras dominava a partida antes mesmo da paralisação, ocupando o campo adversário e trocando passes com liberdade. Mas o gol só saiu aos 24 do primeiro tempo, em cobrança de falta de Duda, do meio da rua, pelo centro. A goleira Arianne González até foi na bola, mas chegou atrasada.

Assim não!

E as Palestrinas tiveram duas chances claras para ampliar o marcados, ambas com Ary Borges. Aos 34 do primeiro tempo, a camisa 8 desperdiçou, com gol aberto, após lançamento de Katrine.

Já no último minuto da etapa final, Ary fez boa jogada, limpou o lance próximo à pequena área e finalizou para grande defesa da goleira Arianne.

Tá na rede

O Palmeiras voltou para o segundo tempo disposto a ampliar a vantagem em sua estreia pela competição continental. Tomando conta do campo adversário, o clube paulista encontrou espaço pelos lados do campo e não teve sua troca de passes ameaçada pela marcação paraguaia.

Aos seis minutos, Bia Zaneratto fez boa jogada pela direita e cruzou para Byanca Brasil, próxima a pequena área, cabecear e fazer o segundo do Palmeiras na partida.

Chama a 10!

Após assistência para Byanca, Bia Zaneratto mostrou toda a sua habilidade ao marcar o terceiro do time paulista. Aos 13 minutos da etapa final, a camisa 10 se livrou de duas marcadoras e e finalizou sem chance para a goleira Arianne.

Mais chuva!

Após breve trégua, a chuva voltou, forte, no decorrer do segundo tempo, castigando as equipes e também o gramado. Em pouco tempo, poças voltaram a aparecer, especialmente no centro do campo, segurando a bola e travando jogadas.

gramado Palmeiras Libertad - Reprodução/Sportv - Reprodução/Sportv
Poças de água em jogo entre Palmeiras e Libertad Limpeño pela Libertadores feminina
Imagem: Reprodução/Sportv

O estado do gramado prejudicou, e muito a qualidade da partida. O Palmeiras teve cada vez mais dificuldades para trocar passes e chegar com qualidade ao ataque, obrigado, assim, a explorar bolas longas e jogadas pelo alto. Já o Libertad apertou a marcação, visando roubar a bola o mais próximo possível do gol adversário.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 3 x 0 Libertad Limpeño (PAR)

Competição: Copa Libertadores feminina - fase de grupos
Local: Complexo Independiente del Valle, em Quito, no Equador
Dia e hora: 14 de outubro, às 19h15 (de Brasília)
Árbitra: Maria Laura Fortunato (ARG)
Assistentes: Mariana de Almeida (ARG) e Daiana Milone (ARG)
Gols: Duda (Palmeiras), aos 24 minutos do primeiro tempo; Byanca Brasil (Palmeiras), aos 6 minutos do segundo tempo; Bia Zaneratto, aos 13 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Lourdes González (Libertad); Andressinha (Palmeiras); Carol Baiana (Palmeiras)

PALMEIRAS: Amanda; Bruna Calderan (Juliana), Poliana, Júlia Bianchi, Katrine; Ary Borges (Sâmia), Andressinha (Day Silva), Duda Santos, Camilinha; Bia Zaneratto, Byanca Brasil (Carol Baiana). Técnico: Ricardo Belli

Libertad Limpeño: Arianne González; Limpia Fretes, Tania Fretes, Tania Riso (Marta Aguero), Damia Cortaza, Laurie Cristalfo; Marialba Zambrano, Liz Peña (Ana Martínez), Ramona Martínez, Lourdes González (Soledad Garay), Natália Barros (Fatima Acosta); Liza Larrea (Tania Espínola). Técnico: Rubén Subeldía.