Topo

Brasileirão - 2022

Em ressaca do título, Flamengo vence América-MG com time reserva

Everton Cebolinha, do Flamengo, comemora gol contra o América-MG pelo Brasileirão - Gilson Junio/AGIF
Everton Cebolinha, do Flamengo, comemora gol contra o América-MG pelo Brasileirão Imagem: Gilson Junio/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

22/10/2022 20h54

De "ressaca" do título da Copa do Brasil e de olho na disputa da final da Libertadores, o Flamengo venceu o América-MG, no Independência, e encostou no vice-líder Internacional, que entra em campo amanhã (23). O triunfo por 2 a 1 foi construído com gols de Matheus França, um dos destaques do jogo, e Cebolinha, enquanto Everaldo marcou para os mineiros em gol que chegou a deixar o placar igualado.

Com o resultado, o Rubro-Negro foi a 58 pontos — o Colorado tem 60 e enfrenta o Coritiba fora de casa. Já o Coelho permanece com 45 e ainda luta por uma vaga na zona de classificação à Libertadores do ano que vem.

Na próxima rodada, o América-MG visita o Goiás, quarta-feira. Já a equipe de Dorival Júnior recebe o Santos, na terça-feira. No sábado, o Fla enfrenta o Athletico-PR, no Equador, na disputa pelo título continental.

Quem foi bem - Matheus França

O jovem abriu o placar e conseguiu ajudar também na ligação entre os setores. Quando o time tinha a posse, recuava para o meio e buscou auxiliar a construção das jogadas ofensivas, principalmente com Cebolinha e Marinho.

Assista à live do Flamengo

Quem foi mal - Felipe Azevedo

O atacante do América-MG não esteve em uma boa noite e teve atuação aquém da esperada, com pouca participação. Acabou substituído no intervalo.

Desempenho do América-MG

O América-MG foi a campo no 4-3-3, tendo os retornos de Cáceres e Lucas Kal. Além disso, Everaldo, que estava fora devido a um incômodo na coxa direita, também está escalado. O jogador foi o principal nome do setor ofensivo na etapa inicial, mas, apesar das oportunidades criadas, em um panorama geral, Mancini não gostou muito do que viu e fez alterações.

A equipe melhorou no segundo tempo e teve mais a bola, mas, ainda assim, sem a efetividade necessária para conseguiu furar a marcação do Fla e mudar o placar.

Desempenho do Flamengo

Com o foco na Libertadores, o Flamengo mandou o time a campo com apenas um jogador do time considerado titular: o volante João Gomes. Bastante modificado, o time demonstrou alguns desajustes na marcação, mas teve saldo positivo nas investidas ao ataque, com Matheus França, Marinho e Cebolinha, e construiu placar favorável no primeiro tempo.

Após o intervalo, o time teve mais cautela quando tinha a bola, em uma tentativa de não dar espaços ao Coelho, e apostou nas saídas em velocidade.

Cronologia

Após um início em que os times se reconheceram em campo, as equipes começaram a achar espaços e fazer um jogo mais solto.

Placar aberto

O Flamengo abriu o placar cedo, com Matheus França. Após cobrança de escanteio de Marinho, o jovem jogador cabeceou e mandou a bola para a rede.

Empate em seguida

No lance seguinte, o América-MG chegou ao empate, com Everaldo. Em uma investida, houve bate e rebate na área e a bola sobrou para o atacante, que bateu forte e cruzado, e balançou a rede.

O lance foi revisado pelo VAR para a análise de um toque no braço de Wellington Paulista durante a disputa na área, mas o árbitro Jean Pierre confirmou o gol.

Cebolinha neles!

A "trocação" entre as equipes continuou, e o Fla voltou a ter a dianteira no placar quando Cebolinha cortou para o meio, achou espaço e bateu cruzado.

Lá e cá

O América-MG teve chance de empatar novamente com Everaldo, mas Hugo desviou para fora. O Fla, por sua vez, teve oportunidade de ampliar em contra-ataque com Matheus França, Marinho e Cebolinha, mas a zaga do Coelho conseguiu cortar.

Mudanças

Na volta do intervalo, Mancini fez mudanças no time do Coelho, em uma tentativa de conseguir melhorar o desempenho, principalmente, nas investidas ofensivas. Em um primeiro momento, as alterações até surtiram efeito e o América-MG teve perto do empate.

Estratégias diferentes

O América-MG passou a ter mais a bola e tentava o empate, enquanto o Flamengo adotou a paciência para avançar em boas condições e não dar espaços ao adversário.

Não valeu

O América-MG chegou a balançar a rede com Aloísio, mas a arbitragem apontou posição irregular do atacante.

Por cima

Nos minutos finais, o América-MG foi para cima e o Flamengo teve bastante espaço para chegar ao ataque. Em uma das chances mais claras, Marinho mandou por cima da meta.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 1 X 2 FLAMENGO

Competição: Campeonato Brasileiro -- 33ª rodada
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Dia e horário: 22 de outubro de 2022 (sábado), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Aloísio (AME); Fabrício Bruno (FLA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Matheus França, do Flamengo, aos 10'/1ºT; Everaldo, do América-MG, aos 11'/1ºT; Everton Cebolinha, do Flamengo, aos 23'/1ºT

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Raúl Cáceres, Conti, Éder e Danilo Avelar; Lucas Kal (Henrique Almeida), Juninho e Alê (Benítez); Felipe Azevedo (Matheusinho), Wellington Paulista (Mastriani) e Everaldo (Aloísio). Técnico: Vagner Mancini

FLAMENGO: Hugo Souza; Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, João Gomes e Victor Hugo; Marinho (Igor Jesus), Everton Cebolinha (Mateusão) e Matheus França (Matheus Gonçalves). Técnico: Dorival Júnior