Topo

Brasileirão - 2022

Calleri faz dois, São Paulo vence o Coritiba e cola no G8 do Brasileirão

Marinho Saldanha e Diego Iwata

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

20/10/2022 21h55

O São Paulo passou por cima do Coritiba. Hoje (20), o Tricolor fez 3 a 1 no Coxa no Morumbi, com dois gols de Calleri e um de Luciano, em duelo atrasado da 29ª rodada do Brasileirão. O resultado fez a equipe comandada por Rogério Ceni colar no G8. Matheus Cadorini foi quem descontou para os paranaenses.

Agora com 44 pontos, a equipe paulista está na décima posição, apenas um ponto atrás do América-MG, oitavo colocado. A presença no grupo pode garantir vaga na próxima Libertadores. O título do Flamengo na Copa do Brasil abriu mais uma vaga no antigo G6. A final da competição continental, entre Flamengo e Athletico-PR, deve abrir outra.

Já o Coxa parou com 34 e está a apenas três pontos distante da zona de rebaixamento. O time da capital do Paraná ocupa o 15º lugar.

O próximo jogo do São Paulo será no domingo (23), contra o Juventude, em Caxias do Sul. O Coritiba atua no mesmo dia, contra o Internacional, em casa.

Foi bem: Patrick faz linda jogada para Calleri

O segundo gol do São Paulo nasceu em uma linda jogada de Patrick, que deu uma caneta no marcador antes de fazer um cruzamento perfeito para Calleri. O meio-campista foi destaque do São Paulo no jogo.

Foi mal: Chancellor dá espaços

O São Paulo fez três gols, teve gol anulado e poderia ter feito ao menos outros dois. Um dos responsáveis por tanto espaço foi o zagueiro Chancellor, do Coritiba, que marcou distante e foi repetidamente batido por adversários.

Calleri: um gol 'sem querer', e outro 'por querer'

Gol 'sem querer' também vale, né? Foi o que aconteceu com Calleri logo no começo do jogo. Rodrigo Nestor iniciou a jogada, entrou na área e tentou o chute. Calleri passava por ali e viu a bola desviar em sua perna antes de parar na rede. "Minha intenção era fazer o gol, acredito que seria gol. Mas artilheiro é aquilo, está sempre ali. A bola desviou nele, então o gol é dele", brincou Nestor no fim da primeira etapa. No segundo tempo, ele ainda marcou outro. Mas dessa vez 'por querer', de cabeça, após cruzamento de Patrick.

Gol 'estranho' acaba anulado

Aos 44 minutos do segundo tempo, uma jogada em que tudo parecia dar errado tinha terminado em gol. Primeiro, Léo vai dividir uma bola e bate cruzado, sem pretensão alguma. A bola passa por toda defesa do Coritiba e sobra para Luciano, dentro da área, cara a cara com o goleiro Gabriel. O atacante dribla o goleiro e bate cruzado, acertando a trave. A bola volta, dá nas pernas de Chancellor, e entra. O gol, cheio de momentos pitorescos, porém, acabou anulado por impedimento de Luciano.

Clima de jogo-treino no 1º tempo, mas com bandeiras de volta

O pouco público, e ainda por cima silencioso, deixou o jogo no Morumbi com clima de jogo-treino. Os dois times, parecendo influenciados pelo ambiente também jogaram em ritmo bastante desacelerado na primeira etapa. De boa notícia em relação ao ambiente só mesmo a volta das bandeiras das torcidas uniformizadas, mais uma vez presentes em um jogo oficial do São Paulo depois de hiato de 26 anos no Estado de São Paulo.

O jogo do São Paulo: Superioridade técnica e jogo encaixado com naturalidade

O São Paulo fez um gol logo aos 2 minutos de jogo e, com a vantagem, diminuiu um pouco o ritmo, ficando um bom tempo sem levar muito perigo, até com certa dificuldade na ligação entre a defesa e o ataque. Na marcação, deu alguns espaços para o Coxa, que conseguiu chegar pelo meio com Boschilla e Trindade. Mas, muito superior tecnicamente ao seu adversário, o São Paulo, aos poucos e com naturalidade, viu seu jogo se encaixar a partir dos 30' do 1º tempo. Apoiado na velocidade de Patrick e Luciano, e no bom jogo de Nestor, o Tricolor atropelou o Coxa no 2º tempo e poderia ter construído uma goleada histórica.

O jogo do Coritiba: Passividade mesmo atrás

O Coritiba foi um time passivo durante boa parte do jogo. Ainda que tenha saído atrás logo no início do jogo, não conseguiu mostrar em campo nem mesmo a indignação necessária para pressionar. Com marcadores normalmente distantes dos adversários, o time de Guto Ferreira não conseguiu se impor ou indicar força para reverter o cenário de derrota. "Falta atitude, temos que chamar a responsabilidade, sabemos da importância do jogo", reclamou o volante Bruno Gomes ao fim do primeiro tempo. Não adiantou. No segundo tempo, a conduta seguiu e o time levou mais dois gols.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 3 X 1 CORITIBA
Data: 20/10/2022 (Quinta-feira)
Local: estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Auxiliares: Eder Alexandre e Henrique Neu Ribeiro (ambos de SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Luizão, Luciano (SP); Natanael, Chancellor, Diego Porfírio, Bruno Gomes, Martínez (CTB)
Gols: Calleri, do São Paulo, aos 2 minutos do primeiro tempo e aos 17 minutos do segundo tempo; Luciano, do São Paulo, aos 27 minutos do segundo tempo; Matheus Cadorini, do Coritiba, aos 38 minutos do segundo tempo;

SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Léo e Luizão; João Moreira (Igor Gomes), Nestor (Galoppo), Pablo Maia (Luan), Patrick (André Anderson) e Reinaldo (Wellington); Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

CORITIBA: Gabriel Vasconcelos; Natanael (Matheus Alexandre), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos (Diego Porfírio); Jesús Trindade, Bruno Gomes e Boschilia (Régis); Fabrício Daniel (Matheus Cadorini), Warley (Bernardo) e Adrián Martínez. Técnico: Guto Ferreira.