Topo

"Pintou um clima": YouTube remove entrevista de Bolsonaro a torcedores

Do UOL, em São Paulo

16/10/2022 14h45Atualizada em 16/10/2022 18h05

O YouTube removeu da plataforma a entrevista em que o presidente Jair Bolsonaro diz que "pintou um clima" entre ele e adolescentes venezuelanas, declaração que provocou acusações de pedofilia contra o candidato à reeleição. O vídeo completo da entrevista foi apagado dos canais dos torcedores e influenciadores do Palmeiras, Flamengo e Vasco que conduziram a conversa na última sexta-feira (14).

Em contato com a reportagem, o YouTube informou que a entrevista de mais de uma hora de duração foi removida por causa de uma mentira sobre a covid-19 contada por Bolsonaro. O presidente afirmou que nenhuma criança morreu da doença no Brasil. De acordo com checagem do UOL, 1860 crianças entre 0 e 12 anos morreram por complicações do vírus no país. O YouTube disse que o vídeo foi removido por violar "a política sobre informações médicas incorretas" da comunidade.

O youtuber palmeirense Fernando Baliza, do canal Não Importa o Que Digam, um dos afetados, criticou a rede social e afirmou em seu Instagram: "A censura começou." Já o flamenguista Gabriel Reis, do Paparazzo Rubro-Negro, confirmou em contato com a reportagem do UOL Esporte que o conteúdo foi removido também de sua conta. Ele disse que dessa forma o público perde a chance de entender o contexto da fala de Bolsonaro sobre as venezuelanas. "Eu, definitivamente, nunca mais falo de política num país com censura", afirmou.

Os influenciadores não comentaram sobre a declaração mentirosa de Bolsonaro a respeita da morte de crianças com covid, dada na mesma entrevista. Outro canal afetado foi o vascaíno Futbolaço Podcast.

Declaração provoca indignação e ações no STF

Na entrevista aos influenciadores, Bolsonaro afirmou que, durante um passeio de moto pela periferia do Distrito Federal, encontrou um grupo de venezuelanas "bonitas e arrumadinhas" de 14 ou 15 anos, que estavam se preparando para sair num sábado de manhã. O presidente e candidato à reeleição disse então que "pintou um clima" e se convidou para entrar na casa delas, quando teria constatado que as meninas estariam ali para se prostituir.

Bolsonaro usou a história para criticar o governo de esquerda da Venezuela, mas a expressão "pintar o clima" deu conotação sexual ao encontro entre ele, um homem de 67 anos, com as adolescentes. A expressão "Bolsonaro pedófilo" figurou nos termos mais comentados do Twitter, e o presidente fez uma live na madrugada de hoje para negar que tenha atração sexual por menores de idade. Três ações foram protocoladas no STF para que o presidente se explique sobre a declaração. Enquanto a campanha de seu adversário, Lula, usa o vídeo para criticar o presidente, Bolsonaro impulsiona anúncios no Google para negar que seja pedófilo.

Em reportagem do UOL, uma das venezuelanas visitadas por Bolsonaro negou que as adolescentes retratadas por ele estejam envolvidas em exploração sexual.