Topo

Messi lamenta que Higuaín seja lembrado por erro em final da Copa

Higuaín em ação pela Argentina na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. - Julio Cesar Guimaraes/UOL
Higuaín em ação pela Argentina na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Imagem: Julio Cesar Guimaraes/UOL

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/10/2022 09h51

Um dos grandes atacantes da história recente do futebol argentino, Gonzalo Higuaín, que disputou as Copas do Mundo de 2010, 2014 e 2018, anunciou a aposentadoria do futebol no início deste mês, após o fim da temporada com o Inter Miami, que disputa a MLS. Lionel Messi, companheiro de seleção argentina do centroavante em várias oportunidades, lamentou que a carreira de 'Pipita' tenha ficado marcada por gols perdidos.

Messi afirmou que Higuaín construiu uma carreira muito sólida, mostrando eficiência e conquistando títulos por clubes. O meia do PSG entende, no entanto, que muitos torcedores se lembram do atacante pelos gols perdidos pela seleção nas finais da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e das Copas América de 2015 e 2016, no Chile e nos EUA, respectivamente.

"Com o 'Pipa' [apelido de Higuaín] foi terrível porque ele fez uma carreira espetacular. É muito difícil fazer o que ele fez, jogar nos melhores times do Mundo, como Real Madrid e Juventus, sempre rendendo, fazendo gols, sendo campeão. E por aqui, acabou um pouco marcado pela Copa América e pela Copa do Mundo no Brasil, em 2014, disse Messi em entrevista à Directv Sports.

"Eu acho que depois que nós ganhamos a Copa América [em 2021] as pessoas reconheceram que teve um caminho até o título, mas o momento antes disso foi muito duro, com muitas críticas", complementou o camisa 10 da seleção argentina.

Títulos e artilharias

Revelado pelo River Plate, Higuaín jogou no Real Madrid, no Napoli, na Juventus e no Chelsea, ganhando títulos por onde passou no futebol europeu.

Na temporada 2015/16, pelo Napoli, o jogador quebrou um recorde que durava 75 anos. Com 36 gols no Campeonato Italiano, ele superou Gunnar Nordhal, que marcou 35 pelo Milan em 1950. Em 2020, Ciro Immobile, da Lazio, igualou a marca do argentino.