Topo

Goiás anuncia que partida contra o Corinthians terá apenas torcida mandante

Torcedores do Corinthians durante jogo da equipe no Campeonato Brasileiro - Marcello Zambrana/AGIF
Torcedores do Corinthians durante jogo da equipe no Campeonato Brasileiro Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/10/2022 09h31Atualizada em 15/10/2022 11h10

O Goiás anunciou na manhã de hoje que o Tribunal de Justiça do Estado acatou pedido do MP de Goiás para que a partida de hoje, às 19h (de Brasília), entre o Esmeraldino e o Corinthians, no Hailé Pinheiro, pelo Brasileirão, seja realizada apenas com a presença da torcida do clube mandante — ou seja, a torcida do Goiás.

Ontem, o clube goiano havia comunicado em suas redes sociais o início da venda de ingressos para os corintianos após acatar uma decisão do STJD. No entanto, voltou atrás hoje.

O Corinthians usou suas redes sociais para pedir calma a seus torcedores e ressaltou que confia na decisão da Justiça Desportiva.

"Fiel, em Goiânia, pedimos que tenham muita calma e paciência até que se defina a possibilidade de ingresso de nossa torcida no jogo de hoje. O Goiás voltou a interromper o início de venda aos visitantes baseado em decisão da Justiça Comum", iniciou.

"O Corinthians confia na decisão da Justiça Desportiva, constitucionalmente competente para a apreciação de matérias envolvendo disciplina e competições esportivas, e segue em busca de garantir o direito de acesso da Fiel ao estádio", acrescentou.

Entenda a polêmica

A disputa começou na semana passada, quando o MPGO (Ministério Público do Estado de Goiás) argumentou que as torcidas de Goiás e Corinthians "possuem histórico de grande rivalidade" e recomendou a proibição dos visitantes para "evitar atos de violência".

A Secretaria de Segurança Pública local reforçou o pedido, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) acatou a recomendação, e na última terça-feira (11) o clube goiano abriu a venda de ingressos apenas para seus torcedores.

O Corinthians, então, acionou o STJD para tentar contar com sua torcida no estádio goiano, ainda que a decisão saísse de última hora. E foi o que aconteceu ontem, por volta das 21h (de Brasília), menos de 48 horas antes de a bola rolar em Goiânia, às 19h de amanhã.

A liminar expedida pelo presidente do STJD, Otávio Noronha, responsabiliza o Goiás pela garantia da segurança aos torcedores, por ser o mandante da partida. A decisão evita o que chama de "desiquilíbrio à competição", afinal a partida do primeiro turno teve as duas torcidas.

"O que não se pode permitir é que se ultime, a esta altura, dano irreparável ao equilíbrio do torneio e ao desempenho do clube visitante [Corinthians], pelo fato de o clube mandante [Goiás] não ter adotado providências necessárias, para, se fosse o caso, transferir a partida para um estádio que lhe parecesse mais adequados", entende Noronha na decisão.

Veja o comunicado na íntegra do Goiás:

O Goiás Esporte Clube comunica que na manhã deste sábado (15), foi notificado da decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, que acatou pedido do Ministério Público do Estado de Goiás, determinado que a partida a ser realizada hoje (15), às 19h no Estádio Hailé Pinheiro, entre Goiás Esporte Clube e Sport Clube Corinthians Paulista, seja realizada com presença somente da torcida do clube mandante, ou seja com a torcida do Goiás.

Sendo assim, em cumprimento à determinação judicial, não será admitida a entrada de torcedores do clube visitante.

Com isso, os torcedores que adquiriram ingressos para o Setor 3, podem proceder normalmente e se encaminhar para o referido setor para assistir a partida.

As bilheterias abrirão hoje (15), às 9h, para venda de ingressos exclusivamente para a torcida do Goiás.