Topo

Palmeiras lidera ranking mundial de clubes com Flamengo em 2º; veja lista

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Mayke contra o Botafogo, pelo Brasileirão - Jorge Rodrigues/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Mayke contra o Botafogo, pelo Brasileirão Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/10/2022 10h56

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol) divulgou nesta semana o ranking mensal com os melhores clubes do mundo. E o líder é brasileiro. O Palmeiras, atual bicampeão da Copa Libertadores da América e primeiro colocado do Campeonato Brasileiro, aparece no topo da lista pelo quinto mês consecutivo.

Logo atrás do Palmeiras, outro brasileiro: o Flamengo. A equipe rubro-negra, finalista da atual edição da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil, também manteve sua posição no ranking elaborado pela IFFHS em relação a setembro.

Além de Palmeiras e Flamengo, outros dois brasileiros figuram no top-10 da lista: o Athletico Paranaense, finalista da Copa Libertadores da América é o sétimo colocado; já o Atlético-MG, atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, é o nono.

Novidade italiana e São Paulo no elevador

A única novidade entre os dez primeiros colocados no ranking mensal é a Inter de Milão, que até setembro ocupava a 12ª colocação. Agora, a equipe italiana é a 10ª, lugar que pertencia ao Ajax. O time holandês despencou, e agora é o 16º colocado no ranking.

Além dos brasileiros no top-10, o São Paulo, vice-campeão da Copa Sul-americana, é outro destaque na lista. Apesar da derrota na final da competição continental diante do Independiente Del Valle (EQU), o time tricolor subiu sete posições na lista, saltando da 19ª para a 12ª colocação.

Confira o top-10:

  1. Palmeiras - BRA - 308 pontos
  2. Flamengo - BRA - 301 pontos
  3. Real Madrid - ESP - 280
  4. Manchester City - ING - 272
  5. Liverpool - ING - 271
  6. Chelsea - ING - 265
  7. Athletico Paranaense - BRA - 245
  8. Rangers - ESC - 233
  9. Atlético-MG - BRA - 227
  10. Inter de Milão - ITA - 220