Topo

Pelé fica em quarto em ranking dos 100 melhores jogadores da história; veja

Pelé e Jairzinho comemoram gol da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 - Reprodução
Pelé e Jairzinho comemoram gol da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

10/10/2022 13h44

O mundo do futebol terá assunto pelos próximos dias. Se a missão de nomear o melhor jogador de futebol de todos os tempos já é um assunto polêmico entre torcedores e profissionais da bola, imagine elencar, um a um, do primeiro ao centésimo, por ordem de grandeza no esporte.

Pois foi isso que a revista inglesa "FourFourTwo" fez, em uma lista que elege os 100 melhores jogadores da história do futebol, segundo seus critérios de avaliação. No estilo contagem regressiva, a revista faz uma breve biografia de cada um dos integrantes, justificando a posição escolhida.

Recheada de brasileiros, a principal polêmica do ranking está em seu topo: Lionel Messi foi considerado pela publicação como o melhor jogador de todos os tempos. O argentino é seguido pelo compatriota Diego Maradona e o português Cristiano Ronaldo aparece em terceiro. O melhor brasileiro colocado é, claro, Pelé. O Rei aparece apenas na quarta posição. Zidane, Cruyff, Best, Beckenbauer, Puskas e Ronaldo Fenômeno completam o top 10, respectivamente.

A revista justifica sua escolha chamando Messi de "figura messiânica" e diz que os livros não serão capazes de replicar sua genialidade. "Os livros de história vão elogiar Messi, mas as limitações vão lhe fazer um desserviço. Em 20 anos, os jovens fãs de futebol lerão sobre uma figura messiânica cujo brilho surpreendeu o mundo, quebrou uma série de recordes e iniciou uma era de domínio", diz o texto.

Com duas Copas do Mundo e eleito Melhor do Mundo em três oportunidades, Ronaldo Fenômeno fecha o top 10. Maior artilheiro da história das Copas até 2014, quando foi ultrapassado por Klose, Ronaldo foi considerado o décimo maior jogador de todos os tempos. "O lugar do garoto careca e dentuço no panteão dos grandes nomes modernos agora está garantido", escreveu a revista.

Principal esperança do hexa em 2022, Neymar não aparece no ranking, que é dominado por atletas que já não atuam mais nos gramados. Nomes como Garrincha, Sócrates, Zico, Romário e Dani Alves estão entre os brasileiros presentes no ranking. A lista completa está disponível no site da edição britânica da revista FourFourTwo.

Veja o top 10 e a posição dos brasileiros na lista:
1. Lionel Messi
2. Diego Maradona
3. Cristiano Ronaldo
4. Pelé
5. Zinedine Zidane
6. Johan Cruyff
7. George Best
8. Franz Beckenbauer
9. Ferenc Puskas
10. Ronaldo Nazário
14. Zico
15. Garrincha
18. Romário
25. Carlos Alberto Torres
26. Ronaldinho
29. Sócrates
46. Didi
47. Rivellino
50. Nilton Santos
53. Jairzinho
73. Dani Alves
76. Cafu
90. Roberto Carlos
95. Djalma Santos
98. Kaká