Topo

Brasileirão - 2022

Santos goleia Juventude com golaço de M. Leonardo e afasta risco de queda

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/10/2022 21h54

Depois de um primeiro tempo morno, o técnico Orlando Ribeiro fez três mudanças, e o Santos engrenou na segunda etapa para vencer o Juventude por 4 a 1, na noite de hoje (10), na Vila Belmiro. Lucas Braga marcou duas vezes, mas o destaque ficou por conta do golaço de cobertura de Marcos Leonardo. Madson, para o Peixe, e Bruno Nazário, para o Papo, também deixaram os seus na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com a vitória, o Alvinegro chega aos 40 pontos, ultrapassa o rival São Paulo e fica na 11ª colocação, com dez pontos de vantagem para o Cuiabá, que abre a zona de rebaixamento. Já o Alviverde, com apenas 20 pontos, amarga a lanterna do torneio e já está praticamente rebaixado.

Os primeiros 45 minutos não tiveram muita emoção e, mesmo assim, o time da casa já havia conquistado a vantagem com um gol de Lucas Braga. No intervalo, Sandry e Ed Carlos entraram para arrumar o meio-campo e a equipe demorou apenas oito minutos para ampliar com Marcos Leonardo, que encobriu Pegorari. Pouco depois, Madson, que também entrou antes do pontapé no segundo tempo, fez o terceiro de cabeça. Lucas Braga ainda fez o quarto e Bruno Nazário fez o de honra para os visitantes.

Quem foi bem: Ângelo é a esperança

O jovem atacante santista é o único em campo que desperta a atenção da torcida. Quando a bola chega em seus pés, surge a esperança de uma boa jogada, como aconteceu no lance do primeiro e do quarto gol. Também sofreu a falta que originou o terceiro.

Quem foi mal: Sánchez deixa buraco no meio-campo

Com a entrada de Lucas Barbosa, que se aproximou mais do ataque, o Santos deixou muito espaço no meio-campo durante a primeira etapa. Sánchez não ajudou nem na criação nem na marcação. Após sua saída no intervalo, o time cresceu de produção.

Live do Santos

Atuação do Santos: Desorganização é corrigida no intervalo

A entrada de Lucas Barbosa, que é atacante, não ajudou o meio-campo do Santos, que praticamente foi inexistente na etapa inicial. Mesmo assim, apostando nas jogadas pelos lados, principalmente com Ângelo, o Peixe fez valer sua superioridade técnica e abriu o marcador na primeira etapa.

No intervalo, Sandry e Ed Carlos entraram e corrigiram os problemas do setor. Muito mais compacto, o Alvinegro chamou o adversário para seu campo e foi preciso para armar contragolpes e matar o confronto.

Atuação do Juventude: Esperando o pior

Com apenas 20 pontos conquistados e na lanterna desde o início do returno, o Juventude até mostrou boa distribuição tática e conseguiu equilibrar o confronto no começo, contudo a equipe não parece ter qualquer força para reagir, seja na partida, seja na competição. Apesar da vontade, os jogadores parecem já esperar pelo rebaixamento.

Cronologia do jogo

O duelo começou equilibrado, mas apesar do esforço dos visitantes, a superioridade técnica do Santos era evidente. Aos 11', Auro cruzou, a bola atravessou a área e ficou para Ângelo, que colocou de volta para o meio para Lucas Barbosa, mas a defesa chegou antes.

Aos 18', Chico acertou a trave em cobrança de falta, na melhor chance dos Jaconeros na etapa inicial. Cinco minutos depois, em grande jogada de Ângelo, Sánchez ficou com a bola após rebatida da zaga e o goleiro Pegorari fez uma grande defesa, contudo o rebote parou nos pés de Lucas Braga, que aproveitou o gol aberto e mandou para o fundo da rede.

Depois de um final morno do primeiro tempo, os Alvinegro voltou com três mudanças, que funcionaram muito bem. Com 8', Edcarlos, que havia entrado na vaga de Sánchez, encontrou um lindo lançamento para Marcos Leonardo. O camisa 9 venceu Paulo Miranda na corrida e, ao perceber a saída do goleiro, deu um toque por cima para anotar um golaço.

Ângelo sofreu falta no lado direito e Felipe Jonatan foi para cobrança. Em ótima cobrança, de lateral para lateral, ele encontrou Madson, que também entrou no intervalo, sozinho dentro da área para cabecear e marcar o terceiro.

Marcos Leonardo ainda perdeu uma chance cara a cara aos 23', depois de belo passe de Ângelo, mas a joia santista deu sua segunda assistência na partida aos 29'. Ele invadiu a área e deixou para o companheiro marcar.

Aos 32', Bruno Nazário recebeu na entrada da área, girou e acertou um lindo chute para descontar o placar para os visitantes.

Madson retorna com gol

A lateral direita vem sendo um problema do Santos desde o ano passado. Madson era titular, mas foi desbancado por Nathan e perdeu até mesmo o posto de reserva imediato. Auro entrou hoje e não comprometia, mas precisou sair no intervalo com uma contusão muscular. Madson então voltou a atuar e, na sua especialidade, marcou um gol de cabeça.

Miguelito estreia

Tratado como uma promessa na base, o meia boliviano, que já havia defendido a seleção do seu país, foi relacionado pela primeira fez na equipe principal e foi muito pedido pela torcida. O técnico Orlando Ribeiro aproveitou a chance e tirou Lucas Braga, que fez dois gols, para colocar o atleta para delírio das arquibancadas. Mesmo em pouco tempo, Miguelito mostrou muita habilidade jogando pelo lado direito e deu trabalho para a marcação.

Próximos jogos

Os dois clubes voltam a campo apenas pela 32ª rodada. O Santos entra em campo na outra segunda (17), também às 20h, contra o Red Bull Bragantino fora de casa. Já o Juventude recebe o Atlético-GO um dia antes, no domingo (16), às 18h.

Outubro Rosa

Mãe do goleiro João Paulo, a Dona Néia, como é conhecida, venceu a batalha contra o câncer de mama em abril deste ano. Aproveitando a ação do clube em homenagem ao mês do combate a este tipo de doença, o camisa 34 teve a oportunidade de entrar em campo ao lado de sua genitora na Vila Belmiro. O defensor, assim como no ano passado, também pediu para utilizar a camisa rosa do clube.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS 4 x 1 JUVENTUDE
Competição:
Série A do Campeonato Brasileiro - 31ª rodada
Data: 10 de outubro de 2022, segunda-feira
Horário: 20h (de Brasília)
Local: estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Assistentes: Alessandro Alvo Rocha de Mattos (BA) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartões amarelos: Lucas Barbosa, Rodrigo Fernandéz (SAN)
Gols: Lucas Braga, aos 23'/1ºT e aos 29'/2ºT, Marcos Leonardo, aos 8'/2ºT, Madson, aos 17'/2ºT (SAN); Bruno Nazário, aos 32'/2ºT (JUV)

Público: 9.171 pagantes
Renda: R$ 360.712,50

SANTOS: João Paulo; Auro (Madson), Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Camacho), Carlos Sánchez (Sandry) e Lucas Barbosa (Ed Carlos); Ângelo, Lucas Braga (Miguelito) e Marcos Leonardo. Técnico: Orlando Ribeiro

JUVENTUDE: Pegorari; Rodrigo Alves, Paulo Miranda, Thalisson Kelven e Moraes; Elton (Jean), Jadson (Yuri Lima) e Chico Kim (Bruno Nazário); Capixaba (Felipe Pires), Rafinha (Óscar Ruiz) e Pitta. Técnico: Lucas Zanella (interino)