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Por que a CBF deu camisa com número 22 a executivo da Nike

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e John Slusher, vice-presidente executivo global de marketing esportivo da Nike - Reprodução/CBF
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e John Slusher, vice-presidente executivo global de marketing esportivo da Nike Imagem: Reprodução/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

10/10/2022 22h59Atualizada em 11/10/2022 15h21

Classificação e Jogos

Uma comitiva da CBF, liderada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, teve uma reunião hoje (10) com executivos da Nike, nos Estados Unidos. Um dos presentes entregues pela confederação na reunião realizada em Los Angeles foi uma camisa da seleção brasileira. O número? 22.

Ednaldo posou com a camisa ao lado de John Slusher, vice-presidente executivo global de marketing esportivo da Nike. A imagem chegou a ser publicada nos canais oficiais da CBF.

Em um período eleitoral, a leitura inicial feita por muitos dos seguidores dos perfis da entidade foi a de que havia uma mensagem subliminar ali. Seria uma referência ao número do partido do atual presidente da República, Jair Bolsonaro?

Ao UOL Esporte, a CBF disse que não. A camisa com o 22, segundo a entidade, foi um pedido de Slusher, porque foi o número usado por ele quando era jogador de futebol americano.

No entanto, uma busca nos registros que estão online no departamento de futebol da Dartmouth College indica que Slusher atuou por três anos — ao menos no futebol universitário — com o número 45. Ele era fullback.

Depois da repercussão da foto e da associação eleitoral, a CBF retirou a imagem da camisa com número 22 dos perfis oficiais e do site. No lugar, optou por uma com a comitiva completa de dirigentes e executivos que foram aos Estados Unidos para o encontro com a Nike.

Comitiva da CBF em Los Angeles para reunião com a Nike - Reprodução/CBF - Reprodução/CBF
Comitiva da CBF em Los Angeles para reunião com a Nike
Imagem: Reprodução/CBF

A fornecedora de material esportivo é a mais antiga parceira da CBF: o contrato começou em 1996. A vigência do acordo atual vai até 2026.

Ainda de acordo com a CBF, a reunião serviu para que a Nike exibisse as ideias e o conceito dos uniformes para a seleção feminina no Mundial do ano que vem.

"Estou satisfeito por conhecer toda a estratégia global da Nike com a Seleção e apresentar os nossos pilares da nova administração. Nosso compromisso é com a transparência, a inclusão e a diversidade. Mostramos também o nosso engajamento com o crescimento do futebol feminino e de fomentar toda a cadeia esportiva nos próximos anos. Foi um dia muito produtivo. Nossa parceria vai crescer ainda mais", disse Ednaldo Rodrigues, via assessoria.