Topo

Brasileirão - 2022

Atlético-GO vence de virada, e Fluminense desperdiça chance de ser vice

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

05/10/2022 21h00

O Atlético-GO aproveitou a força de atuar em casa, venceu o Fluminense, de virada, por 3 a 2 e se mantém vivo na luta para sair da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Tricolor, por sua vez, desperdiçou a chance de assumir a vice-liderança. O triunfo foi construído com gols de Churín, Baralhas e Marlon Freitas, já nos minutos finais, após os cariocas marcarem com Arias e Cano.

Com o resultado, o Dragão foi a 28 pontos, três a menos que o Coritiba, primeiro time fora da degola e que entra em campo amanhã, contra o Palmeiras. Já o time das Laranjeiras permanece com 51 e pode perder posição ainda nesta rodada. O segundo colocado Internacional e quinto Flamengo se enfrentam ainda nesta noite.

Na próxima rodada, o Atlético-GO recebe o Palmeiras, enquanto o time das Laranjeiras terá um duelo com o América-MG, no Maracanã.

Quem foi bem - Marlon Freitas

O jogador entrou no segundo tempo e se tornou herói do Atlético-GO ao fazer o gol da virada, em vitória importante.

Quem foi mal - Nino

O zagueiro não esteve em uma boa noite e acabou participando negativamente do lance que gerou o pênalti para o Atlético-GO — gol de Churín — e o gol da virada.

Desempenho do Atlético-GO

O Atlético-GO levou um gol logo no começo, mas conseguiu ter a bola e até ser mais perigoso que o Fluminense, tirando o adversário do estilo de jogo que se mostra confortável. Ao mesmo tempo, teve algumas falhas defensivas que custaram caro. No fim do primeiro tempo, quando perdia por 2 a 0, equipe conseguiu encaixar e quase chegou ao empate.

O Dragão fez mudanças para o segundo tempo e conseguiu, com uma boa marcação no meio de campo, ter a bola no setor e rondar a área adversária. Em meio a este cenário, conseguiu a virada.

Desempenho do Fluminense

O Fluminense entrou em campo com uma formação um pouco diferente daquela a que está acostumado, tendo Nathan e Ganso no meio, e Arias e Cano mais à frente. O time abriu o placar logo no início do jogo, e depois acabou vendo o adversário ter um pouco mais a bola. Ao mesmo tempo que criou chances, teve falhas nas bolas aéreas defensivas.

Em certo momento do segundo tempo, o Flu se viu pressionado e passou a buscar ligações mais diretas, em tentativas de desafogar o sistema defensivo, mas encontrava obstáculos em segurar a bola no ataque. Com erros na marcação, sofreu a virada no fim.

Cronologia

Pênalti relâmpago

Logo no início do jogo, na primeira investida do Fluminense, pênalti marcado a favor do time carioca. Após passe de Cristiano, Ganso tocou na bola e foi derrubado por Willian Maranhão. Daronco, inicialmente, mandou seguir, mas foi chamado ao VAR e marcou a penalidade. Na cobrança, Arias abriu o placar.

Dragão equilibra

Após o gol, o Flu quase chegou ao segundo com Calegari concluindo cruzamento da esquerda. Aos poucos, porém, o Atlético-GO equilibrou as ações, achou espaços e criou oportunidades, estando, em alguns momentos, até melhor.

Gol anulado

O Fluminense chegou a balançar a rede com Cano, mas, após análise do VAR, o gol foi anulado. A arbitragem apontou posição irregular do camisa 14, uma vez que, no lance, a bola toca em Nathan antes de sobrar para o argentino.

Briga de companheiros

Antes de o jogo recomeçar, depois de o gol ser anulado, o goleiro Renan e o volante Baralhas brigaram e quase foram às vias de fato. Os ânimos acalmaram após chegar a "turma do deixa disso".

Agora valeu!

Se o primeiro não valeu, Cano apareceu de novo para ampliar a vantagem do Fluminense. Após cruzamento de Arias, Lucas Gazal desviou e a bola sobrou para o camisa 14 surgiu mandar para a rede.

Com o gol, o argentino chegou a 35 gols com a camisa tricolor e superou a temporada mais artilheira de Fred pelo clube. O ex-camisa 9 fez 34 em 2011. O jogador com mais gols em um ano pelo clube das Laranjeiras é Magno Alves, que balançou a rede 39 vezes em 2002. Washington, com 37 em 2008, é o segundo.

Reação

No fim do primeiro tempo, após cruzamento, a bola pegou no braço de Nino. O pênalti foi marcado após análise do VAR. Churín cobrou e diminuiu para o Dragão.

Pouco após o gol, Shaylon cruzou e Churín, de cabeça, mandou no travessão.

Quase

Na volta do intervalo, o Tricolor teve boas chances de fazer o terceiro, com Cano e Martinelli, mas não teve sucesso. O Dragão, por outro lado, também teve oportunidades e assustou Fábio.

Pressão e empate

O Dragão conseguiu se posicionar bem no meio de campo e empurrar o Flu para a defesa. Os donos da casa rondavam a área e pressionavam o adversário em busca do empate. E conseguiu quando, após nova bola levantada para a área, Baralhas aproveitou a sobra e balançou a rede.

Virada no fim

Nos minutos finais, Marlon Freitas chutou, a bola desviou e entrou.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 3 X 2 FLUMINENSE

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia (GO)
Dia e hora: 5 de outubro de 2022, quarta-feira, 19h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/ RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/ RS) e José Eduardo Calza (RS)
Cartões amarelos: Airton, Baralhas, Jefferson, Léo Pereira (ACG)
Cartão vermelho:
Gols: Arias, do Fluminense, aos 4'/1ºT; Cano, do Fluminense, aos 36'/1ºT; Churín, do Atlético-GO, aos 45'/1ºT; Baralhas, do Atlético-GO, aos 29'/2ºT; Marlon Freitas, do Atlético-GO, aos 43'/2ºT

ATLÉTICO-GO: Renan; Dudu, Wanderson, Lucas Gazal e Arthur Henrique (Jefferson); Willian Maranhão, Baralhas e Shaylon (Jorginho); Airton, Luiz Fernando (Léo Pereira) e Churín. Técnico: Eduardo Souza

FLUMINENSE: Fábio; Calegari (Caio Paulista), Nino, Felipe Melo (Marrony) e Cristiano (Willian Bigode); André, Martinelli, Nathan (Michel Araújo), Ganso e Arias (Matheus Martins); Cano. Técnico: Fernando Diniz