Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Liverpool vence Rangers com golaço de lateral e respira na Champions

Alexander-Arnold, do Liverpool, comemora gol do Liverpool contra o Rangers pela Liga dos Campeões - Craig Williamson/SNS Group via Getty Images
Alexander-Arnold, do Liverpool, comemora gol do Liverpool contra o Rangers pela Liga dos Campeões Imagem: Craig Williamson/SNS Group via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/10/2022 17h52

O Liverpool finalmente embalou na Liga do Campeões. Diante de um vibrante Anfield, o time inglês mostrou que a bola parada está afiada e bateu o Rangers por 2 a 0, hoje (4), pela terceira rodada da fase de grupos.

Dominante desde o minuto inicial, o time de Jurgen Klopp abriu o placar logo aos sete minutos, com um golaço de falta de Alexander-Arnold. De pênalti, Salah mostrou frieza e ampliou para os donos da casa aos sete da etapa final.

Esta é a segunda vitória consecutiva do Liverpool na Champions. Após estreia amarga com derrota por 4 a 1 contra o Napoli, os Reds venceram o Ajax por 2 a 1 e agora bateram os escoceses em casa.

O resultado - somada à vitória do Napoli contra o Ajax - colocou o Liverpool na vice-liderança do Grupo A da Liga dos Campeões. Os Reds têm seis pontos somados, três a menos do que os italianos.

Liverpool e Rangers se reencontram na próxima quarta-feira, dia 12, às 16h (de Brasília), no Ibrox Stadium, na Escócia, pela quarta rodada da fase de grupos da Champions.

Antes, os Reds têm clássico contra o Arsenal, neste domingo, às 12h30 (de Brasília), no Emirates Stadium, pelo Campeonato Inglês.

Homenagem à Indonésia

Liverpool Rangers - Ross MacDonald/SNS Group via Getty Images - Ross MacDonald/SNS Group via Getty Images
Jogadores de Liverpool e Rangers homenagearam vítimas na Indonésia antes de jogo pela Champions
Imagem: Ross MacDonald/SNS Group via Getty Images

Antes de a bola rolar pela terceira rodada da Liga dos Campeões, os jogadores de Liverpool e Rangers se reuniram no círculo central para homenagear os 125 mortos em tragédia no Estádio Kanjuruhan, na Indonésia, no clássico entre Arema e Persebaya.

Os torcedores presentes em Alfield permaneceram em silêncio durante toda a volta do relógio. A quietude só foi interrompida pelo apito do árbitro.

Uma pintura!

Pressionado tanto na tabela quanto pela temporada irregular, o Liverpool comandou a partida desde o minuto inicial e, apesar de algumas decisões erradas de seus atacantes nas redondezas da grande área, chegou ao gol logo aos sete minutos, na bola parada.

O lateral direito Alexander-Arnold cobrou com perfeição uma falta pela esquerda e colocou a bola no ângulo direito de McGregor, para delírio dos torcedores ingleses.

Torcedor ilustre

Gerard - Craig Williamson/SNS Group via Getty Images - Craig Williamson/SNS Group via Getty Images
Steven Gerrard, ex-Liverpool, acompanha jogo contra o Rangers pela Liga dos Campeões
Imagem: Craig Williamson/SNS Group via Getty Images

Ídolo do Liverpool e campeão escocês como técnico do Rangers, Steven Gerard esteve nas arquibancadas do Anfield para acompanhar à partida pela Champions, foi flagrado pela transmissão e tietado por torcedores.

Pelo Liverpool, Gerard conquistou, entre outros títulos, uma Liga dos Campeões (2004-2005), três Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra e uma Supercopa da Inglaterra.

Salah baila, Duñez perde e goleiro se consagra

Nuñez - Craig Williamson/SNS Group via Getty Images - Craig Williamson/SNS Group via Getty Images
McGregor, goleiro do Rangers, salva finalização de Darwin Nuñez, do Liverpool pela Liga dos Campeões
Imagem: Craig Williamson/SNS Group via Getty Images

O gol do Liverpool transformou a partida em um verdadeiro ataque contra vermelho. Com liberdade pela direita, Salah tirou a marcação escocesa para dançar e foi o garçom dos Reds, e o principal "cliente" foi Darwin Nuñez.

O uruguaio, porém, estava em noite pouco inspirada. O goleiro McGregor cresceu para cima de Nuñez e levou a melhor em pelo menos duas oportunidades. Quando "escapou" do arqueiro, o camisa 22 pecou na hora de finalizar, indo para o vestiário sem balançar as redes.

Ao todo, o Liverpool finalizou 14 vezes na primeira etapa, contra apenas 2 do Rangers.

Salah não perdoa

Articulador do ataque do Liverpool na primeira etapa, Salah ativou o modo matador no tempo final, e ampliou para a os donos da casa aos sete minutos, de pênalti.

Luis Dias invadiu a área pela esquerda e só parou quando foi derrubado por King dentro da área. Salah levou a melhor no duelo contra McGregor, bateu o pênalti no meio do gol e fez 2 a 0.

Bombardeio vermelho

O placar elástico não impediu o Liverpool de seguir estacionado no campo de ataque do Rangers. Com liberdade tanto para trocar passes como para entrar na área, o time inglês foi vítima dos próprios erros e não conseguiu transformar o triunfo em goleada.

Diante de um Rangers encolhido em seu campo, o Liverpool subiu sua marcação, pressionou a saída de bola escocesa mas acumulou passes errados, principalmente no entorno da grande área, e pouco exigiu de McGregor.

Tsmikas salva o Liverpool

Os últimos minutos foram de emoção para o time do Liverpool. Após construir uma vitória tranquila, os Reds viram o Tsmikas salvar uma bola com o gol vazio aos 39 do segundo tempo. Matondo finalizou entre as pernas de Alisson e Tsmikas impediu que a bola chegasse até Kamara, que estava livre e com a meta fazia à frente.

No lance seguinte quem brilhou foi o goleiro Alisson. Após escanteio pela esquerda, a bola sobrou para Colak finalizar à queima-roupa. O arqueiro brasileiro fechou o ângulo e evitou o tento escocês.

FICHA TÉCNICA:

LIVERPOOL 2 X 0 RANGERS
Competição: Liga dos Campeões, terceira rodada da fase de grupos
Local: Anfield, em Liverpool, na Inglaterra
Data e hora: 04/10, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Clément Tupin (FRA)
Auxiliares: Nicolas Danos (FRA), Cyrll Gril (FRA)
VAR: Willy Delajod (FRA)
Gols: Alexander-Arnold (Liverpool), aos 7 minutos do primeiro tempo; Salah (Liverpool), aos 7 minutos do segundo tempo
Cartões Amarelos: Lundstram (Rangers)

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold (Gomez), Matip, Van Dijk e Tsimikas; Henderson (Fabinho), Thiago (Milner), Salah e Luis Díaz; Diogo Jota (Firmino) e Darwin Núñez (Elliott). Técnico: Jurgen Klopp

Rangers: McGregor; King, Goldson e Davies (Kamara); Tavernier, Davis (Jack), Lundstram e Barisic; Tillman (Sakala), Kent (Matodo) e Morelos (Colak). Técnico: Giovanni Van Bronckhorst