Topo

Palmeiras

Não é só o Atlético-MG; veja lances que o Palmeiras reclama da arbitragem

Lance de possível impedimento de Calleri em partida contra o Palmeiras pela Copa do Brasil - Reprodução/Twitter
Lance de possível impedimento de Calleri em partida contra o Palmeiras pela Copa do Brasil Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

30/09/2022 04h00

Insatisfeito com a atuação da arbitragem em 2022, o Palmeiras decidiu que vai até a CBF no início da próxima semana para reclamar formalmente sobre 'erros inaceitáveis' dos quais o clube acredita estar sendo vítima ao longo da temporada.

A decisão foi tomada depois da vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no Mineirão. Na coletiva pós-jogo, o diretor de futebol Anderson Barros tomou a palavra para comentar sobre a arbitragem. A principal reclamação é contra o VAR.

"O árbitro pode ter tomado a maioria das decisões corretas, mas quando necessitou daquela que seria a ferramenta que facilitaria as decisões, mais uma vez um erro extremamente grosseiro ao não marcar o pênalti em cima do Atuesta. E sequer chamou o árbitro para uma decisão. E podemos falar mais: quando aconteceu o primeiro carrinho do Dodô em cima do Mayke, seria o primeiro o amarelo e depois teríamos uma expulsão", complementou.

O clube, que também se sentiu prejudicado na Libertadores, especialmente nos duelos contra o Athletico-PR, foca agora nos problemas nacionais, citando decisões dos árbitros geridos pela CBF.

"Tivemos no passado recente um problema na Copa do Brasil. Até hoje nós não tivemos uma explicação. Viemos disputando um Campeonato Brasileiro dificílimo, extremamente competitivo. Viemos jogar no Mineirão com uma equipe como a do Atlético-MG e mais uma vez tivemos a interferência da arbitragem e, principalmente, do VAR", disse.

O UOL Esporte mostra os lances que provocaram a insatisfação alviverde nos jogos citados por Anderson Barros em sua coletiva.

Palmeiras 2 X 1 São Paulo (oitavas da Copa do Brasil)

- Impedimento/pênalti em Calleri

Aos 20min da etapa final do jogo de volta, Calleri recebeu dentro da área e caiu após disputa com Gustavo Gómez. Após análise do árbitro de vídeo, a penalidade foi assinalada e Luciano fez o gol que deu a classificação do Tricolor para as quartas de final.

Os palmeirenses ainda reclamaram de um toque na mão de Calleri e de um impedimento na hora do lançamento para o atacante são-paulino que não foi analisado pelo VAR.

Dois dias depois da eliminação do Palmeiras, a CBF divulgou os áudios do VAR e admitiu erro ao não observar a posição de Calleri no lance que originou o pênalti.

Ceará 1 X 2 Palmeiras (20ª rodada do Brasileirão)

- Pênalti de Danilo em Vina

A principal contestação do Palmeiras na vitória por 2 a 1 sobre o Ceará aconteceu aos 34 minutos da segunda etapa. O árbitro Anderson Daronco viu falta de Danilo em Vina na lateral da área e apontou para o centro; o VAR concordou com a decisão de campo e não chamou o gaúcho para rever o lance na beira do campo.

Atlético-MG 0 X 1 Palmeiras (28ª rodada do Brasileirão)

- Pênalti em Atuesta

Aos 28 minutos do segundo tempo, Mariano pisou no pé de Atuesta e o jogador colombiano não conseguiu continuar na jogada. Imagens mostram que houve o contato, mas o árbitro da partida, Marcelo de Lima Henrique, e o VAR, Rodrigo Carvalhaes de Miranda, não acharam a penalidade no lance e deixaram o jogo seguir.

- Gol anulado de Breno Lopes

Aos 42 do segundo tempo, Breno Lopes marcou o segundo gol palmeirense — que mataria a partida naquele momento — mas, após o atacante balançar as redes, Marcelo de Lima Henrique apontou uma falta de Rafael Navarro em Mariano no início do lance. A reclamação é que o jogador do Galo teria escorregado no lance.

Jogadores engrossam o coro

A indignação do Palmeiras não se limita à diretoria ou ao técnico Abel Ferreira, que fizeram seus protestos ao longo da temporada nas coletivas. Jogadores como Raphael Veiga (que se recupera de lesão) e Piquerez (titular contra o Atlético-MG) usaram as redes sociais para dar o tom de como se sentem. O uruguaio questionou "Contra todos, né?" e Veiga resumiu o sentimento dele numa palavra "Piada".

Palmeiras