Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras vence o Atlético-MG fora de casa e aumenta diferença na liderança

Diego Iwata Lima e Victor Martins

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

28/09/2022 23h44

O Palmeiras mostrou mais uma vez por que é considerado por muitos o time mais bem treinado das Américas. Mesmo com oito desfalques, o líder do Campeonato Brasileiro, que vê a conquista cada vez mais perto, foi muito organizado e venceu o poderoso time do Atlético-MG em pleno Mineirão: 1 a 0.

Poderia ter sido mais, se a arbitragem tivesse anotado um pênalti em Atuesta e validado um gol normal de Breno Lopes, no qual enxergou uma falta inexistente, já aos 43 minutos de segundo tempo, em escorregão de Mariano.

Com o resultado, aliado aos demais jogos, o Verdão tem nove pontos de vantagem para o segundo colocado, que agora é o Fluminense. Amplia assim, em um ponto, a vantagem com que entrou nessa rodada. Já o Atlético-MG, com a derrota, tem agora 40 —20 a menos que o Palmeiras, em sétimo.

Na próxima segunda-feira (3), o Palmeiras visita o Botafogo no Engenhão. O Galo recebe o Fluminense no sábado (1º).

Cronologia do jogo

Murilo abriu o placar para o Palmeiras aos 5' do 2º tempo após jogada ensaiada de escanteio: Rocha cruzou para trás, Scarpa errou o chute, e o zagueiro desviou da entrada da pequena área para a rede.

Live do Palmeiras

O jogo do Palmeiras: Organização tática exemplar

Muito desfalcado, o Palmeiras mostrou organização tática quase perfeita para se manter postado como se o time estivesse completo e não cheio de improvisações e reservas. Depois de abrir o placar, soube controlar o jogo.

Melhor do Palmeiras: Murilo brilhou muito

O zagueiro Murilo foi um monstro em campo. Não só pelo gol, mas principalmente pelo sucesso que teve nos duelos com Hulk. O defensor foi muito bem diante do forte jogador do Atlético.

Pior do Palmeiras: Noite esquisita do Scarpa

Scarpa está tão bem neste ano que mesmo quando não está em uma noite feliz, erra um chute que dificilmente não acerta e acaba dando uma assistência para o gol de Murilo.

O jogo do Atlético-MG: Quem não faz...

Não dá para dizer que o Atlético fez um jogo ruim diante do Palmeiras, especialmente na primeira etapa. Foram inúmeras chances criadas e desperdiçadas. Bola na trave, para fora e defendida pelo goleiro. Mas o bom primeiro tempo do Galo sumiu depois do gol do Palmeiras. O desespero tomou conta da equipe alvinegra, que tentou jogar na base do abafa e esteve mais perto de levar o segundo gol do que do empate.

Melhor do Atlético-MG: Hulk voltou bem

Após dois jogos ausentes, Hulk retornou bem ao Atlético. Driblou, finalizou e deixou o Keno em boa condição de marcar. No entanto, assim como todo o time, o atacante caiu de produção na etapa final.

Pior do Atlético-MG: Improvisado, Ademir ficou devendo

Mais pela troca feita por Cuca do que propriamente pela atuação de Ademir. O atacante foi improvisado na lateral esquerda e não foi bem. No primeiro, quando tinha um jogador da posição, o Galo foi superior ao Palmeiras e viu a partida mudar completamente após a mudança feita por Cuca.

Improvisações do Palmeiras: Mayke e Luan renderam ofensivamente

Atuando como ponta-direita, Mayke conseguiu aparecer bem no setor ofensivo, bem como conseguiu fazer a recomposição para ajudar na marcação. Já Luan, como volante não foi tão bem marcando, afundando muito em alguns momentos e trazendo o time do Galo para a entrada da área do Palmeiras. Foi melhor no apoio.

Galo fez blitz no primeiro tempo

Com Keno, Hulk, Zaracho e Sasha na entrada da área, o time do técnico Cuca fez uma blitz na defesa do Palmeiras, que passou o primeiro tempo inteiro atônita com a movimentação do ataque atleticano. Rocha e Murilo foram os que mais sofreram. Mas seguraram o Galo, que foi perdendo o ímpeto.

Murilo se especializando em fazer contra o Galo

Autor do primeiro gol do Palmeiras, Murilo está se especializando em marcar nos jogos contra o Atlético-MG. Foram deles dois dos gols no empate em 2 a 2 pela Libertadores, na ida das quartas de final —um contra e um a favor. Na volta, fez o gol que fechou a disputa por pênaltis.

Arbitragem muito ruim

Marcelo de Lima, seus auxiliares e o VAR foram desastrosos. Foram coniventes com as entradas de jogadores do Atlético, erraram lances importantes, deram menos cartões do que deveriam e deixaram de assinalar pênalti em Atuesta na segunda etapa. Para completar, inventaram uma falta de Navarro em Mariano, aos 43' do 2º tempo, no que seria o segundo do Verdão.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 0 X 1 PALMEIRAS

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique-CE
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva-GO (FIFA) e Nailton Junior de Souza Oliveira-CE
VAR: Diogo Carvalho Silva-RJ
Gols: Murilo, aos 5' do 2º tempo
Cartões Amarelos: Dodô, Jair e Zaracho (CAM); Murilo, Luan e Dudu (PAL)

PALMEIRAS: Lomba; Marcos Rocha; Kuscevic, Murilo e Piquerez; Luan, Atuesta (Jorge) e Scarpa (Tabata); Mayke (Garcia), Rony (Breno Lopes) e Dudu (Navarro). Técnico: João Martins
ATLÉTICO-MG: Everson, Mariano, Nathan Silva, Jemerson e Dodô (Ademir); Allan (Otávio), Jair (Nacho) e Zaracho; Keno (Pavón), Sasha (Alan Kardec) e Hulk. Técnico: Cuca