Topo

Ex-meia do Everton e da Rússia é convocado por Putin para guerra na Ucrânia

Diniyar Bilyaletdinov passou pelo Everton e disputou 46 jogos pela seleção russa - Reprodução/ArquivoPessoal
Diniyar Bilyaletdinov passou pelo Everton e disputou 46 jogos pela seleção russa Imagem: Reprodução/ArquivoPessoal

Colaboração para o UOL, em Salvador

29/09/2022 11h13

Ex-jogador do Everton e da seleção russa que chegou até a semifinal da Euro-2008, Diniyar Bilyaletdinov foi um dos cidadãos convocados pelo presidente Vladimir Putin para lutar na guerra da Ucrânia.

O autocrata russo recrutou 300 mil homens que estavam na lista dos reservistas para entrar na linha de frente no combate. Bilyaletdinov foi um dos recrutados, segundo informou seu pai ao 'Sports.ru'.

"Diniyar recebeu uma convocação. É difícil falar de emoções, porque ele não serviu, embora tenha feito o serviço militar, mas foi específico com caráter esportivo. Isso foi há 19 anos. Ou seja, sim, ele fez o juramento, mas serviu ligado ao esporte", afirmou.

O pai de Bilyaletdinov questionou ainda os critérios de convocação para a entrada do filho na guerra da Ucrânia, que dura mais de seis meses e já deixou milhares de mortos civis e militares.

"A lei dizia que iam chamar pessoas de até 35 anos, e ele tem 37, então há uma certa inconsistência. Agora é saber se essa convocação está correta ou se foi enviada antes do prazo. Tudo pode acontecer. Se houve uma mobilização geral, não há necessidade de fazer perguntas. O presidente estabeleceu uma parcial, tudo deve estar de acordo com a lei."

Como jogador profissional, Bilyaletdinov passou por clubes como Everton, Spartak e Lokomotiv e disputou 46 partidas pela seleção russa. Na Euro-2008, o meio-campista jogou cinco partidas pela Rússia, que só foi derrotada na semifinal pela campeã Espanha.