Topo

São Paulo

Ceni mantém esperança contra o Fla, elogia Del Valle e cita exaustão

Rogério Ceni, técnico do São Paulo, durante partida contra o Corinthians no Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Rogério Ceni, técnico do São Paulo, durante partida contra o Corinthians no Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

12/09/2022 04h00

Passando por uma maratona de jogos e com partidas eliminatórias em sequência, Rogério Ceni valorizou o ponto conquistado diante do Corinthians. E ressaltou que o elenco do São Paulo tem sentido o desgaste por não ter tempo para descanso.

"Eu entendo as pessoas que querem o time completo hoje porque no Brasileiro a situação está muito difícil. Eu sei que no Brasileiro a situação é muito difícil. Botar toda força contra o Corinthians seria o maior erro hoje", afirmou.

O treinador seguiu: "Eu sei que nós estamos numa situação ainda apertada dentro do campeonato brasileiro. O departamento de fisiologia fala comigo. Eu vejo, eu converso com o atleta mais do que o departamento".

Esperança na Copa do Brasil

A tarefa não é das mais fáceis: vencer o poderoso time do Flamengo que tem vantagem de dois gols e jogará no Maracanã. Mas o que está em jogo é uma vaga para a final de um torneio inédito pro clube que, por tradição, nunca deixará de ter fé.

"Nós temos o Flamengo que por mais favorito que seja, não está terminado o jogo. Nós não podemos admitir chegar numa semifinal de Copa do Brasil e se querer jogar com um time reserva contra o Flamengo. Isso não é sinônimo de grandeza. Desculpa, não pra mim. E eu não iria com o time reserva nunca contra o Flamengo numa chance, é uma chance. Qual que é? Se for 5%, 10%. Se você me der 5%, 10% de qualquer coisa na vida, eu vou atrás dele. E os caras que trabalham comigo também têm que pensar dessa maneira", projetou Ceni.

Mais do que palavras, Rogério apelou ao exemplo concreto:

"O Vélez não fez 1 a 0 no Flamengo? Precisava fazer quatro. Se eu não acreditar, se eu não mostrar para eles que é possível, como é que eles vão acreditar que é possível ganhar? Eu sei que é difícil, que é o melhor time, eu sei disso, sem problema nenhum. Mas eu não vou me acovardar. Nós passamos pelo Palmeiras que é um baita time também. Nós temos que ir lá e fazer o nosso melhor", resumiu o comandante são-paulino.

Um olho no Flamengo, outro no Del Valle

Com três jogos por semana praticamente desde que o Campeonato Brasileiro começou, o time do São Paulo, como Ceni explicou, não tem tido tempo para treinar como gostaria. Até as análises do treinador têm que esperar por uma brecha na agenda. Ceni deve estudar mais profundamente o Independiente del Valle somente a partir do dia 19 deste mês. A final da Sul-Americana está marcada para o dia 1º de outubro, em Córdoba, na Argentina.

"Então, assim, eu comecei a preparar o time pro jogo do Del Valle? Não, nem tempo eu tive. Nós temos uma semana em tese livre, que antecede o jogo do Avaí, se eu não me engano. Essa semana é a semana que eu tenho pra utilizar como preparação para o jogo do Avaí e, consequentemente, treinar duas opções com linha de três zagueiros e com linha de quatro zagueiros para o jogo contra o Del Valle. Eu não tenho como pensar no Del Valle com o Flamengo na minha frente. Não vou enfrentar o melhor time da América e vou estar pensando no Del Valle, não tenho como. Agora as pessoas que trabalham lá dentro estão analisando e trabalhando nisso. Olhando padrões, como jogam, qual é a característica, por onde jogam, como constrói o jogo, se o volante entra para jogar entre os zagueiros, as alas, isso tem gente olhando, todos os dias. Tem uma pessoa só para isso, para fazer resumo para que lá na frente a gente possa ter conteúdo para estudar e na semana que não tem jogo para gente poder aí sim trabalhar focado", analisou Rogério Ceni.

O clube equatoriano tem crescido bastante no cenário internacional nos últimos anos. Foi vice-finalista da Libertadores em 2016 e conquistou a Sul-Americana em 2019. E ganhou elogios de Ceni.

"O time adversário é bom pra caramba, vocês já viram Independiente del Valle jogar? Muito bom time. Não tem a mesma história que o São Paulo, não tem a mesma grandeza do São Paulo, mesma torcida que o São Paulo, o estádio que o São Paulo, mas é um bom time, bem organizado", finalizou.

O documentário o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.

São Paulo