Topo

Santos

Lisca vê evolução total no Santos, mas segura números: 'não posso mostrar'

Técnico Lisca e presidente Andres Rueda - Santos - Divulgação
Técnico Lisca e presidente Andres Rueda - Santos Imagem: Divulgação

Do UOL, em Santos e São Paulo (SP)

06/09/2022 15h34

O técnico Lisca acredita que o Santos "evoluiu em tudo" sob seu comando, mas evitou apresentar números do seu trabalho. A pressão aumentou após a derrota por 2 a 1 para o Goiás, ontem (5), na Vila Belmiro.

Lisca tem o apoio do presidente Andres Rueda, mas boa parte da torcida está insatisfeita. O treinador acredita que o Santos está no caminho certo.

"A gente teve superioridade, mas os números não interessam no final. Tivemos mais volume, mas o Goiás fez mais gols. Estamos acostumados. Temos números da evolução no trabalho, mas não posso mostrar a vocês. Não vou ficar argumentando, cabe a mim trabalhar. Tenho suporte no Santos, ótima relação com o presidente Rueda. É motivar para superar esses momentos de derrotas, com um combustível para buscar as vitórias", disse Lisca, um dos palestrantes na Brasil Futebol Expo 2022, em São Paulo.

"Não tenho frustração nenhuma, me sinto motivado para mostrar o trabalho e transformar as críticas em aplausos. Números são bons. Vou dar só um exemplo: Santos tinha 29% de aproveitamento fora de casa e hoje tem 43%, mas imprensa não fala. Tudo é evolução. Nos scouts então... Número de chutes, defesas, gols sofridos, situações criadas... Tudo melhorou muito, mas não vou ficar colocando dados para imprensa e torcida. Nos baseamos nisso no controle interno. É movimento natural de torcida de time grande, que está machucada por ter jogado mais na parte de baixo do que da parte de cima da tabela nos últimos anos. Muitas vezes o grande público não vê esse lado, mas nós trabalhamos também com esses dados", completou o técnico do Santos.

Outro convidado do congresso, o presidente Andres Rueda voltou a falar sobre o trabalho de Lisca. Desta vez, porém, as declarações foram menos enfáticas sobre a permanência do treinador em 2023.

Enquanto um repórter perguntava a Rueda sobre a manutenção de Lisca, o técnico entrou na sala. Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, brincou: "Perguntaram aí se você vai ser demitido". E todos riram.

"Qualquer gestão quando contrata um treinador, é por um mandato todo. Ninguém contrata para dois, três ou cinco meses. Minha gestão já trocou dois ou três [técnicos], mas te respondo tranquilamente que não foi por pressão de torcida ou pressão dos sócios, foi porque existe no futebol algumas coisas que fogem da razão. O Andrés foi inteligente porque manteve o Tite e foi campeão, se não fosse era burro. Tem coisas que são imperdoáveis. Não pode um time como o Santos ser eliminado por um clube da Venezuela [jogo que culminou na demissão de Fabián Bustos]. Foi até um recado para os jogadores. Infelizmente isso acontece no futebol", falou Rueda.

Andrés Sanchez falou em seguida e defendeu Lisca:

"O Lisca está há quantos jogos no Santos? Sete? Não foi ele que montou o time. Tem que cobrar o Rueda, os jogadores".

Santos