Topo

Palmeiras

Veiga surge em foto de treino do Palmeiras: Joga 3ª ou é 'tática Felipão'?

Raphael Veiga e Vanderlan, em treino do Palmeiras  - FABIO MENOTTI
Raphael Veiga e Vanderlan, em treino do Palmeiras Imagem: FABIO MENOTTI

Do UOL, em São Paulo

05/09/2022 15h43

O meia Raphael Veiga apareceu em uma foto de divulgação do treino do Palmeiras realizado hoje, na parte da manhã, na Academia de Futebol. Na imagem, o atleta aparece de chuteiras, no campo, de colete e vermelho e próximo a Vanderlan, sem colete.

Veiga saiu machucado da partida de ida da semifinal da Copa Libertadores na terça-feira passada — derrota por 1 a 0 para o Athletico-PR —, e vinha apenas realizando trabalho interno de recuperação. O atleta deixou a Arena da Baixada mancando e com um imobilizador no tornozelo direito.

Sua presença no jogo decisivo de amanhã (6), no Allianz Parque, era incerta. E tampouco pode ser dada como possível. Só se saberá mesmo se Veiga vai a campo cerca de uma hora antes do jogo, quando o clube divulgar a escalação e o banco de reservas.

'Tática Felipão' para despistar?

arce  - Rogério Assis/Folhapress - Rogério Assis/Folhapress
Paulo Nunes e Felipão se abraçam após o Grêmio conquistar o título do Campeonato Brasileiro de 1996
Imagem: Rogério Assis/Folhapress

A divulgação da imagem não foi acaso, e certamente servirá para colocar alguma dúvida na cabeça de Felipão e sua comissão técnica no Athletico-PR.

Curiosamente, usar imagens e outros artifícios para confundir a preparação adversária era um expediente usado pelo próprio Felipão.

Hoje comentarista da Globo/ Sportv, o ex-atacante Paulo Nunes revelou que, em 1996, o técnico chegou a pedir para que a perna do lateral-direito Arce fosse engessada, às vésperas da final do Campeonato Brasileiro, contra a Portuguesa.

"Mas o Arce não tinha nada (risos)", relembrou Nunes, ao programa Seleção Sportv, em 2018.

No Palmeiras, o engessado foi o meia Rodrigo Taddei, depois do primeiro jogo da final do Paulista de 1999. O jogador foi substituído após receber um carrinho de Vampeta, e apareceu com a perna esquerda engessada nos vestiários do Morumbi após a partida.

Na final do Gaúcho de 1995, Felipão declarou à imprensa que enfrentaria o Internacional com o time reserva, o "Banguzinho", como era apelidada a equipe. Na última hora, decidiu, de surpresa, escalar metade do time titular acrescentando Roger, Luciano, Rivarola, Dinho, Carlos Miguel e Paulo Nunes ao time. E conquistou o título.

Já em 2014, o treinador fez mistério sobre quem seria o substituto de Neymar na semifinal da Copa do Mundo. O camisa 10 saíra lesionado nas quartas de final, contra a Colômbia.

O treinador treinou várias formações diferentes. E quando todos acharam que ele poderia reforçar o meio com Daniel Alves, usando Maicon na lateral, ele entrou com Bernard e só revelou a escalação pouco antes do jogo. Nesse caso, porém, o resultado não foi bom para o treinador.

Palmeiras