Topo

Grêmio

O que o Grêmio espera ganhar com o retorno de Renato Gaúcho ao clube

Com Renato Gaúcho, Grêmio conquistou uma série de títulos recentemente - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Com Renato Gaúcho, Grêmio conquistou uma série de títulos recentemente Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/09/2022 04h00

O Grêmio anunciou o retorno de Renato Gaúcho ao comando do time. Na mesma nota em que informou a demissão de Roger Machado e trocas no departamento de futebol, o clube confirmou que o maior ídolo da história gremista volta ao reservado com objetivo de recolocar o Tricolor na Série A do Brasileiro.

São muitos pontos positivos que o clube espera recuperar com a volta de Portaluppi. Alguns deles começaram imediatamente, e outros ainda podem demorar um pouco pra acontecer.

Ambiente positivo

A reação imediata ao anúncio de Renato Gaúcho foi uma transformação total do ambiente na torcida do Grêmio. Se antes o clima era hostil e havia uma tensão no ar, o simples anúncio do treinador mudou tudo.

Tanto que, em seu perfil oficial, o clube até brincou com a torcida, lembrando que muitos aficionados nas redes sociais tinha afirmado que só iriam ao jogo caso Renato voltasse.

"Lembramos de ter visto alguns prometendo comprar ingresso com uma condição. A condição voltou", publicou o Grêmio.

Emocional do elenco

Depois da derrota contra o Criciúma, entre as várias frases que acabaram não se consolidando, como a garantia de permanência de Roger, uma preocupação tomava conta: o emocional do grupo. Segundo avaliação interna do clube, a comissão técnica já não conseguia mexer com os atletas como necessário.

O grupo, então visto como abalado, agora estará sob comando de um treinador especialista na relação com seus atletas. Renato Gaúcho costuma dizer que "entende o jogador" e terá como tarefa inicial mobilizar o grupo.

Renato Gaúcho durante Palmeiras x Grêmio, pela final da Copa do Brasil - Lucas Uebel/Grêmio FBPA - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Velhos conhecidos no time

O elenco do Grêmio mudou bastante desde a saída de Renato, em abril do ano passado. Mas ainda há pilares do grupo formado por ele e jogadores com os quais possui ótima relação entre os expoentes do time.

Pedro Geromel, Edilson, Kannemann, Ferreira, Diego Souza, todos foram treinados por Portaluppi e seguem com posição relevante no vestiário azul, branco e preto, o que facilita a aceitação rápida da metodologia dele.

Relação com a direção

A exemplo do grupo de jogadores, Renato Gaúcho também conviverá com o mesmo presidente que esteve no topo da hierarquia gremista durante toda fase vencedora vivida recentemente.

Grêmio renova contrato com Renato Gaúcho até o final da temporada de 2021 - Lucas Uebel / Grêmio FBPA - Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Foi Romildo Bolzan Júnior que contratou Renato em 2016 e juntos eles conquistaram Copa do Brasil, Libertadores, Recopa, Estaduais, entre outros títulos. Tanto que o desfecho do regresso se deu após um telefonema do mandatário ao treinador, que aceitou a 'convocação'.

Renato e Romildo sempre tiveram relação positiva e amistosa, independente da fase do time. E essa conexão com o mandatário é vista como ponto positivo no regresso.

Conhece o Grêmio

Além disso, se tem um treinador que conhece bem o Grêmio, este é Renato Gaúcho. Técnico que mais comandou o time na história, ele não conviverá com período de adaptação ou algo do tipo. Até por ter ido embora recentemente, terá facilitado todo processo de retomada.

Modelo adaptável

Dentro de campo, Renato se caracteriza por ser um técnico com modelo de jogo de fácil compreensão dos atletas e que costuma se adaptar ao elenco que possui. Já montou uma equipe cuja posse de bola era principal característica, já organizou defesas fechadas e uma equipe que saía em contra-ataque, já escalou o time com três zagueiros, já foi convencional e optou por 4-4-2, isso tudo só considerando os períodos que comandou o time tricolor.

Desta forma, é esperado nos corredores da Arena que Portaluppi consiga rapidamente achar o melhor plano para conduzir o Grêmio de volta à elite

Grêmio