Topo

Brasileirão - 2022

Returno do Brasileiro tem Fortaleza 100% e Corinthians, Galo e SP em queda

Fortaleza venceu todas as partidas desde a virada do turno do Brasileirão - Lucas Emanuel/AGIF
Fortaleza venceu todas as partidas desde a virada do turno do Brasileirão Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/08/2022 04h00

São apenas quatro rodadas disputadas, mas a classificação do returno do Brasileirão já mostra uma mudança de rumos na competição. Depois de terminar os primeiros 19 jogos em último, o Fortaleza tem 100% de aproveitamento e ocupa o primeiro lugar. Por outro lado, Atlético-MG, São Paulo e Botafogo estão perto do Z4, e o Corinthians despencou.

A trajetória do Leão do Pici é bipolar. O time de Juan Pablo Vojvoda conquistou 15 pontos em todo primeiro turno. Nos primeiros quatro jogos do returno já tem 12. Com isso, abandonou a zona de rebaixamento e já está quase no grupo de classificação para Copa Sul-Americana.

O caminho contrário fez o Coritiba. Com 22 pontos no primeiro turno, o time paranaense estava em posição intermediária na classificação. Mas o returno está sendo nefasto. Sem ponto algum e na lanterna, o time desabou para o 18º lugar na tabela.

Atlético-MG, Botafogo e São Paulo perto do Z4

Hulk lamenta lance no empate do Atlético-MG contra o Santos, Mineirão, pelo Brasileirão 2022 - Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF
Imagem: Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF

O Galo terminou o primeiro turno em quarto, o São Paulo era o décimo e o Botafogo ficou em 11º. Porém, o trio está em queda. No returno do Brasileiro, cada um deles conquistou só três pontos, ficando à beira dos quatro piores considerando apenas os jogos 'de volta'.

Na classificação absoluta, a falta de pontos fica evidente. Os mineiros despencaram para sétimo, os paulistas para 12º e os cariocas caíram para 14º.

América-MG dá salto

Wellington Paulista, do América-MG, comemora gol contra o São Paulo pela Copa do Brasil - Alessandra Torres/AGIF - Alessandra Torres/AGIF
Imagem: Alessandra Torres/AGIF

Não foi só o Fortaleza que pegou elevador no returno. O América-MG também deu salto até agora na classificação. Depois de somar 21 pontos e ficar em 15º na primeira metade do campeonato, em quatro rodadas, o Coelho já fez dez pontos e tem o quarto melhor rendimento do returno. Com isso, pulou para o nono lugar na classificação geral.

Corinthians desaba

Cássio lamenta durante Flamengo x Corinthians, jogo válido pelas quartas de final da Libertadores - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

O Corinthians acabou o primeiro turno do Brasileirão em segundo, com 35 pontos. Mas nas quatro rodadas de returno somou apenas quatro pontos. O rendimento em queda faz o Timão ser apenas o 11º na segunda metade dos jogos e o atirou ao quarto lugar no geral.

Flamengo achou o caminho do gol

Gabigol, do Flamengo, comemora gol contra o São Paulo pela Copa do Brasil - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O melhor ataque do primeiro turno foi o Palmeiras, com 31 gols marcados. Mas agora o Verdão tem companhia, pois o Flamengo igualou graças ao desempenho no returno do Brasileirão.

O time de Dorival tinha marcado 26 vezes nas primeiras 19 rodadas do campeonato, mas precisou só de quatro para fazer quase a metade dos gols. No returno já são 12, que o levam aos mesmos 38 gols do Palmeiras na classificação total.

Juventude é o único a manter Z4

Pitta, do Juventude, comemora gol marcado na partida contra o Ceará, válida pelo Campeonato Brasileiro - Luiz Erbes/AGIF - Luiz Erbes/AGIF
Imagem: Luiz Erbes/AGIF

Dos times que terminaram o primeiro turno do Brasileirão no Z4, apenas um mantém o padrão de rendimento fraco: o Juventude.

Na metade inicial do torneio, os quatro últimos foram: Cuiabá, Atlético-GO, Juventude e Fortaleza. Os quatro últimos do returno até agora são: Atlético-GO, Avaí, Juventude e Coritiba.

No grupo de cima, dois se mantém

Enquanto isso, no quarteto de cima, Palmeiras e Flamengo seguem firmes nos dois recortes. A dupla teve companhia de Corinthians e Atlético-MG no primeiro turno, e considerando apenas o returno está ao lado de América-MG e Fortaleza.

A quinta rodada do returno, ou 24ª rodada do Brasileirão começa amanhã (27) e vai até segunda-feira (29).