Topo

Podcast

Futebol Sem Fronteiras

O jogo por trás do jogo. Com Jamil Chade e Julio Gomes


OPINIÃO

Gomes: O que acontece se Barcelona cair na fase de grupos da Champions?

Do UOL, em São Paulo

25/08/2022 16h36

O Barcelona arriscou financeiramente o seu futuro com a venda antecipada de direitos para contratar, mas a sorte não sorriu para o clube catalão, que foi sorteado no grupo da morte da Liga dos Campeões, enfrentando Bayern de Munique e Inter de Milão, além do Victoria Plzen. Em caso de eliminação na fase inicial da competição, o futuro do clube pode estar comprometido.

O alerta para a situação do Barcelona é do colunista Julio Gomes e os correspondentes internacionais Jamil Chade, Julio Gomes e Thiago Arantes no podcast Futebol sem Fronteiras #58 que analisa justamente o que apontou o sorteio da maior competição de clubes do futebol mundial.

"Temos o grupo da morte e é raro acontecer isso. Barcelona, Bayern de Munique e Internazionale estão no mesmo grupo e um deles vai sobrar. A sobrevivência e quase a existência do Barcelona como clube depende dessa campanha na Champions", afirmou Julio. "Barcelona deu um all-in, colocou todas as fichas nessa temporada e fez uma coisa que os especialistas em negócios do esporte não aconselham, que é colocar o futuro de um clube dependendo de resultado, tem que tentar depender o mínimo de resultado", diz Arantes.

"Não é só passar de fase, o Barcelona tem que ir longe, chegar nas quartas para ter algum colchão. Caso contrário, vai ter problema sério mesmo. Se o Barcelona cair, vai ser uma lição grande para muitos clubes europeus, você não é eterno na elite, vai precisar lutar todos os anos. Se houver um colapso do Barcelona, ele não vai se recuperar no ano seguinte, vai ser um processo longo", completa Chade.

Veja o que mais de interessante rolou na opinião dos jornalistas do UOL:

Julio Gomes: 'Real Madrid tem grupo bem tranquilo'

Atua campeão europeu, o Real Madrid terá vida fácil no grupo F, tendo Shakhtar Donetsk, RB Leipzig e Celtic. "É um grupo bem tranquilo para o Real Madrid. Tirando ele, o Leipzig é o favorito para ficar com a segunda vaga. E é o terceiro ano seguido que o Shakhtar Donetsk cai no mesmo grupo do Real Madrid", lembrou Julio.

Os comentaristas abordaram a complicada situação do Shakhtar Donetsk, que mandará seus jogos em Varsóvia, na Polônia, por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. Se em um passado recente a equipe ucraniana incomodou alguns dos maiores clubes do continente, hoje a realidade se mostra mais modesta, como falou Arantes: "Se há alguns anos o Shakhtar Donetsk era capaz de ir ao Santiago Bernabéu, agora é bem mais difícil".

Jamil Chade: 'PSG finalmente será testado com novo comando'

No grupo H, o Paris Saint-Germain pinta como favorito, mas engana-se quem crava a Juventus como dona de uma das vagas e deixa o Benfica de lado. "O PSG está bem acima dos outros. É bom lembrar que o Benfica, na temporada passada, eliminou o Barcelona e pode fazer o mesmo com a Juventus", alertou Julio.

Jamil Chade mostrou-se ansioso para ver como o PSG se sairá: "No caso do Paris Saint-Germain, é onde ele vai ser finalmente testado nessa nova formação, do novo técnico etc. O Campeonato Francês não testa o Paris Saint-Germain, o que vai testar é esse grupo aí, a gente vai ver se estão voando mesmo".

O Futebol sem Fronteiras vai ao ar todas as quintas-feiras às 16h (horário de Brasília).

Quando: todas as quintas-feiras às 16h (horário de Brasília)

Onde assistir: Ao Vivo na Home UOL e UOL Esporte no YouTube. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Futebol Sem Fronteiras, por exemplo, no Spotify e no Apple Podcasts.

Confira logo abaixo a íntegra do Futebol sem Fronteiras #58: