Topo

São Paulo

São Paulo aposta em pragmatismo que deu certo por nova vaga em mata-mata

Rogério Ceni, técnico do São Paulo, durante partida contra o Flamengo pelo Brasileirão; Técnico de olho na semi da Copa do Brasil - Alan Morici/AGIF
Rogério Ceni, técnico do São Paulo, durante partida contra o Flamengo pelo Brasileirão; Técnico de olho na semi da Copa do Brasil Imagem: Alan Morici/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 04h00

O São Paulo entra em campo na noite de hoje (18) com a missão de sair de Belo Horizonte classificado para a semifinal da Copa do Brasil. E para enfrentar o América-MG, às 21h, no estádio Independência, o time de Rogério Ceni deve usar a mesma estratégia que deu certo na classificação sobre o Ceará, na Sul-Americana.

Depois de vencer a partida de ida contra o Coelho no Morumbi por 1 a 0, o São Paulo joga por um empate para voltar à semifinal do torneio nacional. A última vez que chegou à semifinal foi em 2020, quando caiu para o Grêmio. No ano passado, o time foi eliminado justamente nas quartas de final, mas para o Fortaleza. A Copa do Brasil, aliás, é um título que o Tricolor não tem.

Para sair de Belo Horizonte com a classificação, Ceni deve escalar um time que tenha bastante força nas bolas aéreas, muita marcação no meio de campo, consiga ter superioridade numérica no setor e consiga prender a bola no ataque na tentativa de manter a defesa sem sofrer sustos.

Nas duas vezes em que teve de decidir fora de casa recentemente - contra o Palmeiras, na Copa do Brasil, e Ceará, na Sul-Americana -, o Tricolor passou sufoco e conseguiu avançar de fase nas duas oportunidades após decisão por pênaltis. O que Ceni quer evitar que se repita.

Com o retorno de Jandrei, o comandante são-paulino deve escalar o camisa 93 e evitar jogar a responsabilidade de defender o gol do São Paulo nas costas do jovem goleiro Thiago Couto. Embora Couto tenha sido decisivo para o time ter vencido o jogo de ida ao defender um pênalti cobrado por Iago Maidana.

Após o jogo de ida, Ceni chegou a falar que o melhor para tentar furar a retranca do time mineiro na ocasião deveria ser escalar um time com uma linha de quatro jogadores na defesa. Mas a preferência por escalar os três zagueiros se deu justamente para poder combater os cruzamentos do América-MG para a área tricolor. Assim, o setor deve ter os jogadores titulares: Diego Costa, Miranda e Léo.

Nas alas, embora possa contar com Rafinha na direita, Igor Vinícius deve seguir no time. De contrato renovado, com vínculo até 2025, o jogador vive boa fase e marcou dois gols nos últimos dois jogos.

Na esquerda, a opção por Reinaldo é pela qualidade do camisa 6 no apoio ao ataque, seja para dar assistências ou em chutes diretos. Além disso, Reinaldo é o cobrador oficial de pênaltis da equipe.

Com Gabriel Neves suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, Pablo Maia ganha a vaga de volante. Mesmo que a troca não tenha sido feita por opção de Ceni, Maia dá ao time mais pegada no setor. Com Maia, o São Paulo também aumenta o número de jogadores que chutam de fora da área, uma alternativa se não conseguir criar jogadas de ataque mais próximas do gol do América-MG.

As maiores dúvidas do treinador tricolor ficam para os meias e atacantes. Após ótimo jogo contra o Red Bull Bragantino, quando marcou o primeiro gol da vitória por 3 a 0, Rodrigo Nestor deve atuar nesta noite. Assim, Patrick, Igor Gomes, Luciano e Nikão disputam duas vagas, a do meia mais criativo e a de parceiro de Calleri no ataque.

Igor Gomes foi poupado no último final de semana e tem boas chances de ser titular. Com isso, Patrick, Nikão e Luciano disputam a vaga de segundo atacante. Luciano fez a função contra o Bragantino, e Nikão jogou contra o Ceará. Quem atuar terá a responsabilidade de sair da área e jogar nas costas dos volantes do América-MG, mas sem deixar Calleri isolado.

Técnico do time mineiro, Vágner Mancini prepara uma blitz contra a defesa são-paulina nos minutos iniciais, na tentativa de marcar logo no começo do jogo e acabar com a vantagem tricolor no confronto. Para avançar à semifinal, o Coelho precisa vencer por dois ou mais gols de vantagem. Um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG X SÃO PAULO

Competição: Copa do Brasil - quartas de final
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e hora: 18 de agosto de 2022 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC) e Fabricio Vilarinho da Silva (GO)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric (Cáceres), Maidana, Éder e Marlon (Danilo Avelar); Lucas Kal, Matheusinho, Pedrinho e Felipe Azevedo; Everaldo e Henrique Almeida. Técnico: Vágner Mancini

SÃO PAULO: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinicius, Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes (Patrick) e Reinaldo; Nikão (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

São Paulo