Topo

São Paulo

São Paulo: Vitória tranquila dá paz a Ceni e vira exemplo para as copas

Do UOL, em São Paulo

15/08/2022 04h00

A rodada do Brasileirão trouxe alívio para o São Paulo poder seguir priorizando os mata-matas. A preocupação pela campanha nos pontos corridos foi dissipada com os 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, e o time pode voltar a se concentrar na decisão que tem neste meio de semana.

Há três semanas o Tricolor intercala partidas das copas com rodadas do Brasileirão, o que vinha custando caro e gradualmente aproximando o time da zona de rebaixamento. O triunfo tranquilo de ontem (14) encerrou a sequência de seis jogos sem vencer nos pontos corridos e devolveu a paz para Rogério Ceni seguir priorizando as decisões.

Não à toa, o técnico usou no Morumbi boa parte da escalação considerada ideal. Ele justificou a utilização de vários titulares com o fato de ter tido um dia a mais do que o usual na preparação, de terça (10) até ontem, mas o São Paulo não poderia mesmo poupar demais pelo contexto que vivia no Brasileirão: se perdesse a terceira seguida, corria o risco de encerrar a rodada ao alcance do Z-4. A vitória resolveu este problema no curto prazo.

Com seis pontos de vantagem sobre a zona de rebaixamento, o São Paulo pode voltar a priorizar os mata-matas: primeiro o América-MG na Copa do Brasil, nesta quinta-feira (18), depois os dois jogos contra o Atlético-GO pela Sul-Americana, entre o final do mês e o começo de setembro. O que conseguir arrumar nos pontos corridos até lá vai servir para manter o ambiente tranquilo para as Copas.

"Foi importantíssimo. Para nós era muito importante vencer. Acabamos a rodada a seis pontos da zona de rebaixamento e a seis também do G-6. Se quisermos tentar alguma coisa maior, temos que ter um rendimento maior do que já tivemos [no Brasileirão]."
Rogério Ceni, perguntado sobre o valor emocional da vitória de ontem

Além de uma preocupação a menos, o São Paulo também ganhou um exemplo a seguir nas copas. O time conseguiu resolver a partida cedo, "algo raro", como admitiu Rogério Ceni em sua coletiva. Nada de emoção até o último lance, como foi nos jogos da Sul-Americana e também na ida contra o América-MG na Copa do Brasil.

Em Belo Horizonte, nesta quinta, o São Paulo joga pelo empate para avançar às semifinais do mata-mata nacional. A bola rola às 21 horas (de Brasília) no Estádio Independência, e o Tricolor tenta se classificar — se possível, sem tanto sofrimento.

"Esperamos neste ano chegar às finais e tentar ganhar alguma coisa. O São Paulo precisa de títulos, precisa voltar a ganhar. No vestiário estamos muito esperançosos com este ano e precisamos ir a Belo Horizonte para classificar a mais uma semifinal."
Calleri, animado com a vitória, mas com ambições maiores

São Paulo