Topo

São Paulo

Ceni valoriza vitória com São Paulo 'mais leve' e mira G-6 do Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

14/08/2022 19h34

A vitória por 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino garantiu um Dia dos Pais "mais leve" a Rogério Ceni e aos torcedores do São Paulo. Em sua entrevista coletiva, o técnico valorizou a atuação segura da equipe e a definição do placar mais cedo do que o usual.

"É raro para nós conseguir decidir jogos antes do minuto 90. É bom né? Chegar no minuto 80 ou 85 com o placar, senão resolvido, muito próximo de administrar o jogo", comemorou o treinador. "O desgaste é muito menor fisicamente, emocionalmente, e o torcedor também fica mais feliz. É bom ter esta definição cedo. O time conseguiu acabar o jogo um pouco mais leve", exaltou Ceni.

O São Paulo fez o terceiro gol aos 16 minutos do segundo tempo, ainda com meia hora para jogar. A atuação segura, que dominou o Bragantino, foi conquistada com a maioria da escalação titular mesmo com uma decisão no mata-mata no meio da semana.

"Para nós era muito importante vencer dentro de casa. Acabamos a rodada a seis pontos da zona de rebaixamento e a seis também do G-6. Se quisermos tentar alguma coisa maior, temos que ter um rendimento maior do que já tivemos", entende Rogério Ceni, que desta vez não sentiu a necessidade de mexer tanto na escalação antes da Copa do Brasil.

"A vantagem foi que tivemos um dia a mais de intervalo [desde o último jogo] e alteramos menos o time, o que te propicia ter mais conjunto. Para o próximo [contra o América-MG] também são quatro dias, por isso utilizamos a maioria dos jogadores. Depois já volta com datas estreitas. Este dia a mais pode parecer pouco, mas faz uma diferença grande: recuperação e desempenho melhores, menor risco de lesão, então usamos um time já mais habituado a jogar junto", explicou o treinador.

Com a vitória, o Tricolor encerra a sequência de seis rodadas sem vencer, chega a 29 pontos e fica a uma distância segura da zona de rebaixamento -seis pontos. O próximo compromisso é decisivo, em Belo Horizonte, na quinta-feira (18), quando o São Paulo defende vantagem de 1 a 0 contra o América-MG para seguir na Copa do Brasil.

Veja a live do pós-jogo do São Paulo:

Veja outras respostas de Ceni:

Atuação do São Paulo

"O gol do Nestor nos ajudou a ter estabilidade. Logo depois do gol perdemos um pouquinho de concentração, mas em especial o segundo tempo foi muito bom mesmo depois das alterações do Bragantino. Eles passaram a jogar com três zagueiros e empurrando os alas, mas nós conseguimos neutralizar, jogamos no um contra um e ganhamos muitos duelos. A vitória nos duelos pessoais propiciou várias chances de gol no segundo tempo. O Léo ganhou praticamente todos; o Miranda também, enquanto teve perna. O time competiu, como sempre, hoje foi mais feliz nas finalizações. A vitória não apaga erros, mas foi um resultado convincente, com futebol superior ao adversário."

Ajuste tático para anular o adversário

"O Bragantino, se você deixar com a bola, vai sofrer muito tendo que correr atrás. Tentamos correr riscos para roubar a bola mais na frente, mais perto do gol. Temos que treinar alguns ajustes, principalmente ter a sobra do goleiro um pouco mais alta, no papel de líbero para fazer a cobertura. De resto, defensivamente o time foi bem, consistente, e criou oportunidades. Para hoje, foi o suficiente."

Condição médica de Miranda

"O Miranda já estava reclamando de dor no intervalo, ficamos na dúvida de tirá-lo ou não, mas tiramos depois do segundo gol para o Luizão fazer a função."

Testes nas substituições

"O Reinaldo evoluiu bem no segundo tempo, precisa de ritmo de jogo porque ficou muito tempo parado. Hoje queríamos fazer alguns testes depois de fazer o placar: Alisson, para saber como estava nesta volta; Colorado, que fazia muito tempo sem jogar. Ou seja, para termos a real noção de cada um."

Jogadores com contrato terminando

"O Muricy participa mais desta parte do que eu. É lógico que, ficando aqui para 2023, é importante que a gente chegue a acordos. É importante também que o clube tenha condições também de pagar estes jogadores: às vezes o jogador que vai renovar tem uma pedida salarial que não é adequada para o momento do clube. Acho que as conversas caminham bem, algumas vão se concretizar mais à frente, outras talvez mais breves. O clube está imbuído."

Quando Bustos e Ferraresi estreiam?

"Tem o estilo que eu gosto, de arrancada e construção. Joga em qualquer uma das três funções: de sobra ou dos lados, apesar de eu achar que tem maior facilidade pela direita. Os dois estavam há um tempinho treinando individualmente, e isso dá uma diferença. Não sei exatamente quanto tempo [até as estreias], mas vamos tentar prepará-los. Quem sabe o Ferraresi para o próximo jogo do Brasileirão. De quinta para domingo teremos mais trocas, esperamos que estejam bem para começar jogando -caso provável do Ferraresi- ou então de entrar durante a partida."

São Paulo