Topo

Internacional

Virou meme de novo! Inter repete fracassos e empilha vexames em 2022

Edenílson se lamenta durante Inter x Melgar, jogo da Sul-Americana - Pedro H. Tesch/AGIF
Edenílson se lamenta durante Inter x Melgar, jogo da Sul-Americana Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

12/08/2022 04h00

Não é fácil abrir a internet para o torcedor do Internacional. Ontem (11), o Colorado voltou a virar meme ao ser eliminado da Copa Sul-Americana pelo modesto e até desconhecido Melgar, do Peru, com mais de 43 mil pessoas no Beira-Rio. A queda é só mais um fracasso nos vexames da temporada 2022.

O M que já assombrou os corações colorados há 12 anos, do Todo Poderoso Mazembe, novamente arrancou calafrios no Beira-Rio. Dessa vez não foram os africanos, mas o time de Arequipa, que nunca havia atingido uma fase tão importante na competição. Agora será semifinalista continental. Sorte do Inter que, em 2010, não eram tão comuns as piadas nas redes sociais.

Mas o infortúnio nos pênaltis, após o melancólico empate em 0 a 0, não é fato isolado. As defesas do goleiro Cáceda — que pegou as cobranças de Edenilson, Taison e De Pena — ou a falha de Braian Romero, que, com 30 segundos de jogo tentou driblar o goleiro ao invés de fazer o gol que poderia mudar o destino gaúcho, só completam uma temporada que tinha tudo para ser o momento da desforra, mas virou um tormento.

Era hora de revidar

O ano começou para o Colorado como oportunidade ímpar de descontar tudo que os arquirrivais gremistas fizeram recentemente. Quem não se lembra das conquistas da Copa do Brasil, da Libertadores, da Recopa, do Gauchão, ao som de "um minuto de silêncio para o Inter que está morto".

Mas a temporada tinha o Tricolor na Série B. Era o cenário perfeito para apenas aproveitar, voltar a conquistar títulos, recuperar o espaço perdido. Não deu certo.

Começou logo no Estadual, quando, mesmo longe da elite e despedaçado por um 2021 horroroso, o Grêmio fez 3 a 0 no Inter dentro do Beira-Rio e depois só confirmou supremacia na Arena eliminando o Colorado do Gauchão. E levando a taça, de novo.

Tá de bom tamanho? Nada disso. O Inter 'bombou' na internet também na Copa do Brasil. Nada de grandes feitos ou gols, mas quando foi eliminado pelo então desconhecido Globo-RN, derrotado na primeira fase da competição. Novamente, o Colorado virou meme.

Não demorou muito para acontecer de novo. O terceiro vexame sentenciou um ano em que resta pouco para fazer. O Inter está fora da Sul-Americana, competição considerada prioridade, e novamente por um rival bem distante de ter tradição. Melgar, cujo nome foi inspirado em um poeta e herói de guerra, derrubou o Gigante.

"Se estabelece metas no começo da temporada, e eu chego ao Inter porque elas não estavam sendo atingidas. Então, quando cheguei, se falava que o Inter brigaria para não cair, estava quase fora da Sul-Americana na fase de grupos. Essa era a realidade quando assumi o time. Revertemos isso, classificamos, o time cresceu, e está entre os sete primeiros do Brasileirão há muitas rodadas", amenizou Mano Menezes.

Resta o Campeonato Brasileiro, é verdade, mas poucos são os colorados que acreditam na disputa pelo título. É mais fácil acabar novamente bombando nas redes sociais.

Internacional