Topo

Bola de Ouro: PSG tem só 1 nomeado mesmo com trio luxuoso e repete Era Ibra

Mbappé é o único representante da equipe parisiense entre os 30 indicados ao prêmio de melhor do mundo - Xavier Laine/Getty Images
Mbappé é o único representante da equipe parisiense entre os 30 indicados ao prêmio de melhor do mundo Imagem: Xavier Laine/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 19h35

Kylian Mbappé tornou-se o único representante do PSG nomeado entre os 30 jogadores indicados à atual edição da Bola de Ouro da France Football, famosa revista francesa que organiza o prêmio desde a década de 50.

Divulgada na tarde de hoje, a lista surpreendeu por não contar com nomes luxuosos da equipe parisiense, como o argentino Lionel Messi — fora do top 30 pela primeira vez após 17 anos — e o brasileiro Neymar.

Este é, aliás, o pior panorama do clube em relação aos indicados a melhor do mundo da revista francesa desde 2016.

Na ocasião, só Ibrahimovic, até então símbolo máximo do elenco europeu, apareceu no ranking e acabou na 13ª posição. O sueco, aliás, foi presença constante no segmento desde que chegou ao PSG. Ele deixou o time quatro anos depois.

Em 2017, o PSG contou com três indicados: Neymar — que atuou na metade inicial da temporada defendendo o Barcelona —, Mbappé e Cavani. No ano seguinte, os mesmos jogadores repetiram o cenário.

Já em 2019, Neymar ficou fora e "abriu espaço" para outro brasileiro: Marquinhos. Cavani também não apareceu entre os 30, diferente de Mbappé, que mais uma vez figurou entre os melhores.

A pandemia do coronavírus cancelou a Bola de Ouro em 2020, já que muitos campeonatos mundo afora acabaram paralisados na tentativa de frear o avanço do vírus.

No ano passado, finalmente, a premiação foi retomada com recorde recente de nomeados do PSG: Messi — que chegou ao time após início da temporada no Barcelona —, Mbappé, Donnarumma e Neymar.

A nomeação solitária de Mbappé neste ano escancara a oscilação no futebol da dupla que forma o luxuoso trio ofensivo da equipe: Neymar e Messi.

Ambos protagonizaram, até o momento, um 2022 marcado por altos e baixos dentro de campo. O brasileiro foi apenas o 8° maior goleador do último Campeonato Francês, por exemplo, enquanto o argentino nem no top 10 entrou.