Topo

Grêmio

Grêmio libera quase um time completo na janela e busca por mais saídas

Martín Benítez foi um dos primeiros a deixar o Grêmio na atual janela de transferências - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Martín Benítez foi um dos primeiros a deixar o Grêmio na atual janela de transferências Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/08/2022 04h00

Nove jogadores de saída em cerca de um mês. Este é o balanço atual da janela de transferências do Grêmio. Além de assinar dois acordos que podem render até R$ 14 milhões, o clube enxugou a folha salarial e ainda trabalha para liberar mais atletas. A meta é reduzir o grupo principal e já começar a pavimentar terreno para 2023.

Terceiro colocado da Série B do Brasileiro, com 40 pontos, o Grêmio tem mais de 95% de probabilidade de acesso. Nos bastidores, o clube começa a fazer planos para o retorno à elite e a parte financeira está no topo da lista.

Do início de julho até agora, a diretoria do Tricolor liberou nove jogadores que estavam treinando sob o comando de Roger Machado. Nenhum deles era titular, mas o cálculo é que todas as saídas vão gerar economia de R$ 10 milhões aos cofres do clube, até dezembro.

Rodrigues e Elias, negociados com clubes da MLS, foram as despedidas mais recentes. No CT e na Arena do Grêmio, o clube ainda busca outros negócios. Os nomes de Thiago Santos e Lucas Silva aparecem no topo da lista de opções para reduzir mais a folha salarial.

Lucas Silva e Thiago Santos atualmente são reservas. Possuem salários altos e não estão nos planos para 2023, independentemente do resultado das eleições presidenciais do clube, em outubro. As sondagens por ambos ocorrem há tempos, mas faltam ofertas concretas.

A ideia gremista é liberar um dos dois agora, em caso de proposta. Outra saída possível é de Diogo Barbosa, em Porto Alegre desde 2020 e reserva de Nicolas. Fernando Henrique, volante que esteve acertado com o Cruzeiro, também aparece na lista de jogadores a serem negociados.

Na lista de jogadores que deixaram o Grêmio nas últimas semanas estão: Martín Benítez, que rescindiu empréstimo e fechou com o América-MG; Ricardinho, cedido ao Atlético-GO; Rildo, negociado com o Santa Clara, de Portugal; Matheus Frizzo, Victor Bobsin, Michel e Emanuel, todos em rescisão de contrato; além de Elias e Rodrigues.

Houve, ainda, saída de um jogador que já não estava em Porto Alegre. Everton Cardoso foi negociado pelo Cuiabá com a Ponte Preta e, agora, não tem mais parte do salário pago pelo Grêmio. O clube gaúcho segue pagando valores referentes à rescisão contratual.

O Grêmio entra em campo hoje (9), às 19h (de Brasília), diante do Operário, na Arena, pela 23ª rodada da Série B.

Grêmio