Topo

Internacional

David perde espaço até entre reservas após chegar como 'solução' no Inter

David não conseguiu se firmar no Inter e perdeu espaço até entre os reservas - Ricardo Duarte/Inter
David não conseguiu se firmar no Inter e perdeu espaço até entre os reservas Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/08/2022 04h00

Era 24 de janeiro e o Inter fazia um de seus movimentos mais esperados no mercado da bola. Para atender os anseios de Alexander Medina, contratado para comandar o time, chegava um jogador de velocidade para atuar pelos lados ou centralizado. Depois de boas atuações pelo Fortaleza, David foi o escolhido. Mas, quase 200 dias depois, a empolgação com a chegada do 'Dvd' virou decepção, tanto que até mesmo no time reserva ele já não tem lugar garantido.

Hoje (7), David poderia encarar o time pelo qual se destacou. O Inter atuará com vários suplentes por priorizar a disputa da Copa Sul-Americana. Mas ele não deve estar em campo desde o início na partida das 18h (de Brasília), pela 21ª rodada do Brasileirão, pois deixou de ser uma das primeiras opções.

No anúncio de David, o Inter brincou e utilizou a música de 'Tropa do Dvd', feita por DJ Cabeça do MDG e MC Bala para o jogador quando ele defendia o time cearense. Por lá foram 25 gols e 12 assistências em 112 jogos durante duas temporadas.

Mas tal realidade nunca chegou a Porto Alegre. Os gols e as boas atuações do nordeste não se repetiram no sul. David soma 33 partidas, deu duas assistências e marcou só dois gols. O último já faz mais de cinco meses.

Sua chegada movimentou praticamente R$ 11 milhões. O Inter abriu mão de suas restrições financeiras e pagou caro por 45% dos direitos econômicos do jogador. No entanto, agora a concorrência está mais forte até mesmo entre os suplentes.

David não conseguiu se firmar no Inter de Medina. Deixou de jogar pela esquerda, passou a ser o centroavante, e ainda assim não frequentou as redes adversárias. O argentino foi demitido, chegou Mano Menezes e a realidade seguiu a mesma.

Depois de perder espaço para Alemão, ele se tornou reserva utilizado com alguma frequência. Até a abertura dessa janela de transferências, com as chegadas de Mikael e Braian Romero. Agora, nem mesmo entre os suplentes há mais cadeira cativa.

Hoje, o mais cotado para começar jogando é Romero. O argentino teve 50% de seus direitos comprados do River Plate e chegou com status de titular. A expulsão de Alemão no jogo contra o Melgar, no Peru, ainda obriga o camisa 9 a ganhar ritmo o mais rápido possível para atuar bem no duelo de volta, dia 11, no Beira-Rio, pelas quartas de final da Sul-Americana.

Enquanto isso, David ainda se prepara para ser julgado no STJD em razão da briga ocorrida no fim do jogo contra o Botafogo. Caso seja considerado culpado, sua pena pode ser de até 12 jogos de suspensão.

O vínculo em Porto Alegre vai até o fim de 2025, mas é difícil prever o que acontecerá com o Dvd. Com a mesma velocidade que arrancava para suas jogadas no Fortaleza, ele pode se despedir do Beira-Rio, na hipótese do cenário não mudar bastante até a conclusão da temporada.

FICHA TÉCNICA
FORTALEZA X INTERNACIONAL
Data e hora: 07/08/2022 (Domingo), às 18h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Árbitro: Wagner Magalhães (RJ)
Auxiliares: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)

FORTALEZA
Fernando Miguel; Emanuel Brítez, Marcelo Benevenuto, Titi e Juninho Capixaba; Lucas Sasha, Ronald, Moisés e Romarinho; Robson e Silvio Romero.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

INTERNACIONAL
Keiller; Weverton, Vitão, Kaíque Rocha e Thauan Lara; Johnny, Liziero, Estêvão, Alan Patrick e Pedro Henrique; Braian Romero.
Técnico: Mano Menezes.

Internacional