Topo

Daronco defende arbitragem brasileira e exalta: 'Uma das melhores do mundo'

Anderson Daronco afirmou que a arbitragem brasileira é excelente -  Lucas Emanuel/AGIF
Anderson Daronco afirmou que a arbitragem brasileira é excelente Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Do UOL, em São Paulo

07/08/2022 15h12

O árbitro Anderson Daronco defendeu a arbitragem brasileira em meio a polêmicas em partidas do Brasileirão e da Copa do Brasil. Daronco colocou a categoria como uma das melhores do mundo.

"A arbitragem brasileira é excelente, porque ela acompanha o nosso futebol. Eu não estou sendo corporativista, eu vivo isso há muito tempo e conheço a seriedade dos meus companheiros", disse o árbitro ao Esporte Espetacular.

"A gente não apita um campeonato fácil. Nós temos o melhor futebol do mundo, então pode ter certeza de que a nossa arbitragem também faz parte das melhores do mundo. Desde o nosso processo de formação, somos forjados a lidar com tudo isso [comportamento de jogadores e pressão]", afirmou.

Daronco também defendeu o VAR (árbitro de vídeo). Ele acredita que muitas pessoas não conhecem as orientações da Fifa de quando um juiz deve checar um lance na cabine.

Não dá para atacar uma ferramenta que veio para deixar o futebol mais justo. A gente percebe que muitas vezes o ambiente externo da arbitragem acaba fazendo questionamentos acerca do VAR até por desconhecimento. Durante a sua aplicação, a gente percebeu inúmeros debates, seja de torcedores, imprensa ou clubes, questionando a forma do uso da ferramenta. Só que isso não vai mudar. É a aplicação que a Fifa dá, vem de cima para baixo a forma como a Fifa quer que isso seja utilizado. Então, a gente vê isso de desconhecimento, de cobrança Anderson Daronco

Daronco ainda falou sobre como é abordado nas ruas. Segundo o árbitro, ele recebe mais pedidos de fotos do que ofensas.

"Muitas vezes parece que as pessoas pensam que o árbitro é de outro planeta. Parece que ele chega no campo de futebol, cai de paraquedas, apita e some. Eu tenho minha vida normal. Levo meu filho no colégio, vou ao mercado, muitas vezes acabo escutando. Mas, na maioria dos locais a que eu vou, sou abordado como se fosse um ídolo", declarou.

"Não quero me equiparar a um grande jogador, mas os caras chegam pedindo para tirar foto, pedem camisa no estádio, cartão, para ter uma recordação de ti. Acredito que conquistei isso no próprio campo com o respeito pelos atletas. Isso é muito bacana, porque acaba sendo um pouco conflitante com coisas que a gente acaba acompanhando na mídia", acrescentou.