Topo

Mercado: Palmeiras e Santos fecham com reforços e CR7 tem futuro definido

Sem clubes gigantes da Europa interessados em seu futebol, Cristiano Ronaldo deve ficar no Manchester United - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Sem clubes gigantes da Europa interessados em seu futebol, Cristiano Ronaldo deve ficar no Manchester United Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/08/2022 19h07

O mercado da bola do futebol nacional e internacional continua agitado, com especulações e desfechos em meio à janela de transferências pelo mundo.

No Brasil, o destaque fica com o Palmeiras, que acertou a contratação do meia Bruno Tabata junto ao Sporting. O jogador, aliás, deve viajar nos próximos dias para fazer exames médicos e assinar com o novo clube.

Já o Santos tem não apenas um, mas dois reforços: durante o dia, a equipe da Vila Belmiro anunciou tanto o lateral Nathan quanto o meia Luan.

No futebol internacional, o futuro de Cristiano Ronaldo parece ser... o próprio Manchester United. Ao menos é o que pensa o técnico do clube, Erik ten Hag.

Por fim, o outro gigante de Manchester, o City, pode perder Bernardo Silva. Pep Guardiola, comandante do atual campeão inglês, não confirmou a permanência do português no elenco.

O UOL Esporte destaca as principais notícias do dia no mercado da bola. Confira algumas movimentações abaixo:

Palmeiras e Tabata: tudo certo

O brasileiro Bruno Tabata, do Sporting - Gualter Fatia/Getty - Gualter Fatia/Getty
Imagem: Gualter Fatia/Getty

Com o "sim" de Bruno Tabata desde o começo da semana, o Palmeiras enfim alinhou todos os detalhes com o Sporting e acertou a contratação do jogador. O negócio foi fechado por 5 milhões de euros (cerca de R$ 26,5 milhões), e o atleta aceitou um contrato até 2026.

Para o acordo ser definitivamente sacramentado agora restam exames médicos e assinatura do vínculo. Diante disso, Bruno Tabata deverá viajar ao Brasil nos próximos dias para concluir a transferência. Natural de Ipatinga, em Minas Gerais, Bruno Tabata começou a carreira na base do Atlético-MG e chegou a Portugal em 2015.

Santos anuncia Nathan...

O Santos anunciou hoje a contratação do lateral-direito Nathan, do Boavista (POR). Revelado pelo Vasco, o jogador de 20 anos chega em definitivo até dezembro de 2026.

"O Nathan é um jogador polivalente, que atua pela direita, como ala, ponta. Também já jogou de meia na base do Vasco. Foi bem avaliado pelo nosso Departamento de Scouting, seguindo processo criado pelo clube para contratações. Um jogador técnico que vai acrescentar muito para o nosso elenco", disse o presidente do Santos, Andres Rueda.

... e Luan!

Luan é o segundo reforço do Santos para a temporada 2022 nesta janela de transferência - Divulgação/Santos FC - Divulgação/Santos FC
Imagem: Divulgação/Santos FC

O Santos anunciou hoje a contratação de Luan, do Corinthians, por empréstimo até o fim do Campeonato Brasileiro, com opção de renovação por mais uma temporada. O Timão arcará com 100% dos salários até novembro.

A procura partiu do próprio Corinthians, em conversa entre os presidentes Duilio Monteiro Alves e Andres Rueda na semana passada. Duilio entende que o Santos é um bom lugar para dar visibilidade ao meia-atacante que não joga desde fevereiro. O Peixe ficaria com uma taxa de vitrine de 20% em caso de venda.

Desfalque no Grêmio

O Grêmio acertou, hoje, a saída de Rodrigues para o San José Earthquakes, dos Estados Unidos. O negócio com o time da MLS (Major League Soccer) foi concluído na madrugada de sexta-feira e pode envolver até 1,2 milhão de dólares (cerca de R$ 6,2 milhões na cotação atual). A operação é por empréstimo com opção de compra.

Aos 24 anos, Rodrigues aguarda visto dos Estados Unidos para se apresentar ao clube. Ele já ficou fora da viagem do time para encarar o Guarani, em Campinas, pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Bernardo Silva saindo do City?

Bernardo Silva comemora seu gol, o quarto do Manchester City contra o Real Madrid pelo primeiro jogo da semifinal da Champions - Reuters/Jason Cairnduff - Reuters/Jason Cairnduff
Imagem: Reuters/Jason Cairnduff

Técnico do Manchester City, Pep Guardiola falou sobre o interesse do Barcelona no meia Bernardo Silva, peça importante dos Citizens que marcou oito gols na última edição da Premier League, vencida pelo próprio City.

"Gostaria que Bernardo permanecesse, mas não sei o que vai acontecer, não sei se fica. Os jogadores às vezes têm um desejo e eu não sou uma pessoa para impedir o desejo de outra", declarou Pep Guardiola sobre o camisa 20. O Barcelona já havia demonstrado interesse no português na última temporada, mas dificuldades financeiras impediram uma aproximação.

Técnico diz que CR7 fica no United

O técnico do Manchester United, o holandês Erik ten Hag reiterou que o português Cristiano Ronaldo permanecerá em Old Trafford, apesar do desejo do cinco vezes vencedor da Bola de Ouro de se transferir para um clube que vá disputar a Liga dos Campeões. Ronaldo, de 37 anos, perdeu a maior parte da pré-temporada do United e foi dispensado de uma turnê pela Ásia e Austrália pelo clube por motivos familiares.

"Planejamos a temporada com ele (Ronaldo). Temos um atacante de ponta e estou muito feliz por ele estar aqui, ele está no time e nos limitamos a esse plano", disse Ten Hag na coletiva de imprensa antes da estreia na Premier League contra o Brighton, no domingo (7).