Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Palmeiras e Atlético-MG têm motivos para preocupação

Do UOL, em São Paulo

04/08/2022 12h30

O empate em 2 a 2 entre Atlético-MG e Palmeiras deixou a disputa aberta para o jogo de volta pelas quartas de final da Libertadores, quando o clube paulista atua em casa, diante de sua torcida, mas a forma como ocorreu o jogo deixa alertas para os técnicos Cuca e Abel Ferreira com as fragilidades que foram expostas, na opinião de Mauro Cezar Pereira.

Na Live do Mauro Cezar, transmitida pelo Canal UOL, o jornalista aponta as poucas chances criadas pelo Palmeiras antes de chegar ao primeiro gol e as oportunidades proporcionadas ao Atlético-MG, que tem como problema o aproveitamento de seu momento superior na partida, além da queda de rendimento depois que tomou o primeiro gol palmeirense.

"Um jogo que deu motivos para preocupação de lado a lado, tando do Palmeiras quanto do Galo. Justamente porque o Atlético-MG teve bom começo, um bom primeiro tempo, se impôs, foi corajoso, foi buscar os gols, poderia fazer mais gols, deveria se tivesse caprichado mais nas finalizações e o Palmeiras só teve um arremate no primeiro tempo, um chute do Gustavo Scarpa, melhor jogador da temporada a meu ver", diz Mauro Cezar.

"O primeiro tempo foi preocupante do ponto de vista do time paulista, porque o Palmeiras flertou perigosamente até com a eliminação. Quando estava 2 a 0, depois de o Palmeiras ter sido muito ameaçado no primeiro tempo e sofrido um gol apenas nos acréscimos, o Palmeiras parecia mais próximo de tomar o terceiro gol, continuava acuado e o Atlético-MG apertava mesmo com 2 a 0", completa.

Pelo lado atleticano, Mauro cita o abatimento após sofrer o primeiro gol, além das falhas defensivas, considerando inconcebíveis as oportunidades que o Palmeiras teve para marcar e igualar a disputa.

"Comete uma falha o sistema defensivo do Atlético-MG no primeiro gol, não é possível um time que quer ser campeão sul-americano tomar um gol em um momento daquele em que o zagueiro finaliza na primeira área sem marcação. O gol no final, quando o Palmeiras melhora no segundo tempo a partir do gol e o Atlético-MG desaparece do jogo, empata em outra bola com finalização na pequena área livre, desta vez o Danilo, completamente livre", analisa Mauro Cezar.

"O Atlético-MG falhou demais defensivamente, os dois gols são gols que um time com ambições em uma competição importante não poderia tomar e principalmente, o time desapareceu em campo depois que tomou o primeiro gol, numa demonstração de muita insegurança", completa.

Apesar dos problemas demonstrados pelas duas equipes, o colunista do UOL considera a disputa aberta pela vaga nas semifinais, com um ligeiro favoritismo do Palmeiras por fazer o segundo jogo em seu estádio, mas chama a atenção para a quantidade de empates recentes entre os dois clubes.

"Não tem nada definido, no jogo de volta o empate leva para os pênaltis, lembrando que tivemos nos últimos jogos empates seguidos. Mais um empate seria decisão por penaltis e aí vem o drama palmeirense, o Palmeiras vai tentar evitar ao máximo que o jogo vá para a disputa de penais porque ele não tem levado sorte alguma", diz Mauro Cezar.

"Uma vantagem do Palmeiras, é o favorito para conseguir essa classificação porque vai jogar em casa, vive um momento melhor, tomou um susto, mas conseguiu reagir durante o jogo, então eu entendo que o Palmeiras tem uma oportunidade bem razoável de conseguir a classificação", conclui.

A próxima edição da Live do Mauro Cezar será na quinta-feira (11). Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.