Topo

Internacional

Inter já contratou 17 jogadores e pode chegar a 20; veja como eles foram

Pedro Henrique e Alemão são exemplos de reforços do Inter para a temporada 2022 - Ricardo Duarte/Divulgação SC Inter
Pedro Henrique e Alemão são exemplos de reforços do Inter para a temporada 2022 Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

30/07/2022 04h00

O Internacional já fechou com 17 jogadores, sendo 16 oficializados desde o início do ano. O número pode crescer ainda mais no complemento da janela de transferências e chegar até 20. Entre os mais diversos casos, teve jogador que virou absoluto e até quem já tenha ido embora.

A reportagem do UOL Esporte vai contar para como foi cada um dos reforços do Inter para esta temporada. Os dois últimos anunciados, Mikael e Braian Romero, não entram na relação pois ainda não estrearam. O mesmo vale para o lateral Weverton, que ainda não foi oficializado como reforço do Colorado, mas já saiu até no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF.

O número de chegadas pode até aumentar. Com 14 na primeira janela de transferências e três até agora na segunda, a direção avalia a possibilidade de fechar com mais um zagueiro, um meia e um lateral esquerdo. Concluindo a trinca de novos jogadores, completaria o ciclo de acréscimos de 2022 com impressionantes 20 contratações.

Fabricio Bustos

Bustos chegou com grande cartaz do Independiente. Após vencer disputa com o River Plate e assinar com o jogador ao fim do vínculo na Argentina, o Colorado não demorou para o fixar como titular. O aproveitamento foi bom e ele empilha boas participações no time, sendo titular absoluto da lateral direita.

Vitão

Vitão foi emprestado pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, em razão do conflito com a Rússia. Um negócio de ocasião que acabou dando certo. O jogador alterna titularidade no revezamento de zagueiros proposto por Mano Menezes, mas agora pode sofrer por questões legais. O clube europeu exige seu retorno por considerar a ampliação de seu vínculo em Porto Alegre irregular.

Vitão, zagueiro do Inter, deve permanecer no clube com prorrogação de empréstimo - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Renê

O lateral esquerdo Renê é outro exemplo de jogador que chegou e virou titular imediatamente. Contratado pela boa capacidade defensiva, ele encerrou as dúvidas que residiam sobre o flanco canhoto da zaga de forma rápida. Só saiu do time por lesão, e está sólido como titular.

Gabriel

Gabriel iniciou sua trajetória no Inter oscilando. Às vezes titular, outras na reserva de Rodrigo Dourado, se consolidou na equipe apenas depois da saída do concorrente pela primeira função do meio. Mas bastou ter sequência para mostrar suas qualidades. Hoje é um dos jogadores mais aplaudidos pela torcida, que entoa gritos de 'ruf, ruf' para homenagear o 'pitbull'.

Gabriel, novo volante do Inter, agrega em experiência e perfil vencedor - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Bruno Gomes

Bruno Gomes não pode ser considerado uma contratação que deu certo. O volante chegou do Vasco em troca de Zé Gabriel, disputou apenas uma partida, entrando nos minutos finais, sofreu com lesões e foi emprestado ao Coritiba.

Liziero

Egresso do São Paulo, Liziero também não pode ser eleito como reforço que valeu a pena até agora. Ainda que tenha recebido algumas chances com Alexander Medina, nunca se firmou e está bem longe da titularidade sob comando de Mano Menezes.

De Pena

O uruguaio Carlos de Pena tem uma condição curiosa no Inter. Contratado por indicação de Alexander Medina, ele pouco trabalhou com o treinador, que logo foi demitido. Sob comando de Mano Menezes, ele virou um dos principais jogadores do time, seja atuando como segundo volante ou ponta pela esquerda. É titular absoluto e o clube já pretende prorrogar sua passagem pelo Beira-Rio.

Pedro Henrique

Pedro Henrique foi contratado longe dos holofotes e começou na reserva. Mas bastou abrir espaço no time para ele mostrar suas qualidades. Autor do gol da classificação contra o Colo-Colo na Sul-Americana e de outros dois contra o São Paulo pelo Brasileirão, ele vive ótima fase e pode seguir como titular mesmo com a volta de Wanderson.

Pedro Henrique, meia-atacante do Inter, pode estrear neste domingo - Ricardo Duarte/Inter - Ricardo Duarte/Inter
Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Wanderson

Wanderson se destacou logo de cara no Inter. A habilidade pelo lado esquerdo fez o atacante ganhar posto na equipe imediatamente. A saída do time por lesão foi tratado como grande problema para Mano, mas acabou sustentada pelas boas participações de Pedro Henrique. De volta, ele brigará por espaço.

D'Alessandro

D'Ale voltou para se despedir. E se não conseguiu fazer isso com títulos — pois o Inter caiu para o Grêmio na semifinal do Gauchão — conseguiu seu adeus com gol no último jogo e boas atuações. Sua contratação foi mais simbólica do que técnica e a aposentadoria deixou um ambiente positivo para o ídolo colorado.

Alan Patrick

Alan Patrick é titular do time, mas sofre com momentos afastado da equipe por lesão. Entre idas e vindas no departamento médico, ainda precisa de uma sequência mais constante de atuações para brilhar como o Inter espera.

Alan Patrick comemora gol do Inter sobre o Corinthians em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

David

David foi, provavelmente, a contratação com pior resultado das realizadas pelo Inter para 2022. Considerado reforço importante após uma boa temporada pelo Fortaleza, ele teve 45% dos direitos comprados por aproximadamente R$ 11 milhões. Em campo, porém, nunca conseguiu mostrar bom futebol, fez só dois gols e não marca há meses.

Wesley Moraes

Wesley foi outra expectativa frustrada no Inter. Depois de brilhar na Europa e até ser chamado por Tite para a seleção brasileira, o centroavante teve sua primeira passagem pelo futebol brasileiro bem aquém do esperado. Com apenas dois gols marcados, sendo um de pênalti, ele foi cobrado publicamente por Mano Menezes por não se empenhar o suficiente e acabou devolvido para ser emprestado pelo Aston Villa, da Inglaterra, para o Levante, da segunda divisão da Espanha.

Wesley Moraes comemora seu 1° gol marcado com a camisa do Internacional - Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional - Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional
Imagem: Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional

Alemão

Alemão é uma contratação que se justifica no custo-benefício. Contratado do Avaí sem investimento algum após se destacar no Gauchão pelo Novo Hamburgo, o carismático atacante 'se pagou' com gols importantes, como contra o Colo-Colo, pela Sul-Americana. Atualmente titular do time, prestes a ganhar concorrência de Braian Romero e Mikael, ele é peça importante do grupo e conta com apoio da torcida.

Internacional