Topo

O que o Barça ainda precisa para inscrever Lewa, Raphinha e outros reforços

Raphinha e Lewandowski, novos reforços do Barcelona, no amistoso contra o Real Madrid - Ethan Miller/Getty
Raphinha e Lewandowski, novos reforços do Barcelona, no amistoso contra o Real Madrid Imagem: Ethan Miller/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

28/07/2022 08h07

O Barcelona assumiu protagonismo e está vivendo dias agitados no Mercado da Bola. Após acertar as contratações do zagueiro Christensen e dos atacantes Raphinha e Lewandowski, a equipe comandada por Xavi está muito próxima de contratar mais um reforço. No entanto, o clube catalão ainda precisa cumprir algumas exigências para contar oficialmente com eles.

Quem ressalta isso é Javier Tebas, presidente da La Liga. O dirigente destaca que o Barça corre contra o tempo para liberar espaço na folha salarial e conseguir inscrever os novos jogadores a duas semanas do início da temporada 22/23. Ele, no entanto, também ressalta que o clube "está no caminho certo".

"Nós seguimos as movimentações [do Barcelona], mas quando eles nos mostrarem a documentação e alguns jogadores que eles têm para vender, veremos se conseguem inscrever todos [os reforços]. "Eles sabem o que têm que fazer. Acho que ainda falta um pouco de trabalho, mas penso que estão no caminho certo", afirmou Tebas, de acordo com o jornal espanhol 'Sport'.

"Se os reforços vão chegar ao início da LaLiga? Pergunte ao Barcelona. Posso dizer que eles conhecem bem as regras e sabem o que devem fazer. Eles ainda têm que fazer, mas ainda há tempo", acrescentou.

Portanto, o Barcelona precisa trabalhar com o regulamento e o calendário em vista para conseguir que suas estrelas estejam disponíveis logo no começo da temporada. Mas o clube catalão já deu início ao processo de tentar acertar as finanças para se adequar às regras, explicou Tebas.

"[O Barça] Vendeu 10% de seus direitos audiovisuais por 207 milhões de euros. Então, eles aumentaram essa parte em cerca de 25%, o que eu acho que significa 350 [milhões de euros] a mais... Isso já seria 500 milhões de euros e acho que eles ainda têm outra terceira fonte, de mais 200 milhões", explicou o presidente do Campeonato Espanhol.

"Com isso e se liberarem alguns jogadores, é o que explica essa chance de assinar [os reforços]. Eles foram capazes de vender ativos, o que era algo que eles tinham que fazer, e cortar salários", finalizou.

Em contrapartida das contratações, o Barcelona está tentando se livrar de alguns jogadores que perderam espaço no elenco. De acordo com a a imprensa espanhola, 12 jogadores podem deixar a equipe catalã.

Um deles é o meio-campista Frenkie de Jong, que estava sendo especulado no Manchester United. No entanto, a negociação com os ingleses esfriou e o clube agora pede que o holandês reduza seu salário para continuar no Barça.