Topo

Mercado da bola: Atlético-MG fecha com Cuca, e Corinthians negocia com Vera

Cuca virou o nome mais forte até o momento para suceder Turco Mohamed no comando do Atlético-MG - Marcel Lisboa/AGIF
Cuca virou o nome mais forte até o momento para suceder Turco Mohamed no comando do Atlético-MG Imagem: Marcel Lisboa/AGIF

Do UOL, em São Paulo

22/07/2022 19h40Atualizada em 23/07/2022 00h24

O mercado da bola do futebol nacional e internacional continua agitado, com especulações e desfechos em meio à janela de transferências pelo mundo.

No Brasil, o destaque fica o Atlético-MG, que demitiu o técnico Antonio Mohamed — o Turco — e acertou, na noite desta sexta-feira (22), o retorno de Cuca, que comando o Galo nos títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil no ano passado.

Ainda no Brasil, o Corinthians ficou mais perto da contratação do volante argentino Fausto Vera. Restam detalhes burocráticos para a confirmação da transação.

Em relação ao futebol internacional, o brasileiro Daniel Alves tem um novo clube: trata-se do Pumas, do México. O lateral, que tinha proposta do Athletico, optou pelo novo destino após um aval de Tite.

Por fim, o Chelsea, atual campeão da Champions League que é treinado por Thomas Tuchel, prepara uma barca de saída visando reformular o elenco. Há um brasileiro na lista.

O UOL Esporte destaca as principais notícias do dia no mercado da bola. Confira algumas movimentações abaixo:

Corinthians encaminha acerto com Fausto Vera

Fausto Vera, volante argentino de 22 anos, entrou no radar do Corinthians - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

O Corinthians está muito próximo de fechar a contratação do volante Fausto Vera, de 22 anos, que defende atualmente o Argentinos Juniors-ARG.

O acordo para compra de 70% dos direitos econômicos de Vera foi encaminhado em reunião em São Paulo entre as diretorias do Timão e do clube argentino na tarde de hoje (22). Restam detalhes burocráticos para que o volante possa ser oficializado como reforço corintiano. A informação do acerto verbal foi inicialmente publicada pelo jornalista César Luis Merlo e confirmada ao UOL Esporte por fontes ligadas ao negócio.

Galo acerta volta de Cuca

Poucas horas após demitir o argentino Turco Mohamed, a diretoria do Atlético-MG agiu rápido e anunciou o retomo de Cuca após sete meses da saída do treinador curitibano, que entregou o cargo em dezembro passado.

Cuca pretendia não trabalhar neste ano e alegou problemas pessoais quando deixou o Galo ao fim da última temporada. Alguns fatores, no entanto, explicam a decisão de Cuca em voltar ao time mineiro e abrir mão do que seria seu ano sabático. O mais forte deles é a sensação passada ao treinador de que o clube precisa muito dele, o que foi reforçado por ligações de alguns jogadores que trabalharam ele.

Inter renovado

Jogadores do Inter comemoram gol contra o 9 De Octubre na Copa Sul-Americana - Pedro H. Tesch/AGIF - Pedro H. Tesch/AGIF
Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

A direção do Internacional prometeu e está cumprindo. A reformulação citada como grande objetivo desde o ano passado está a todo vapor no Beira-Rio. Com quase 30 saídas, considerando apenas os atletas mais importantes, desde o encerramento da temporada anterior, e a metade disso em contratações, o plano de mudança da 'fotografia' do grupo segue sendo atingido.

Considerando o comparativo com o fim do ano passado, vários jogadores deixaram o elenco. Houve venda, empréstimo ou simplesmente atletas que não renovaram o vínculo e tiveram outros destinos. Entre eles, atletas que foram titulares durante vários anos e eram peças relevantes do elenco. As saídas mais emblemáticas foram as de Patrick, Victor Cuesta e Rodrigo Dourado.

Sinal verde

São Paulo e Igor Vinicius voltaram a se aproximar na conversa por uma renovação de contrato, após ficarem distantes na negociação dos valores.

O Tricolor fez uma segunda proposta e há consenso pelo tempo do novo vínculo: três anos, até dezembro de 2025. O acordo atual termina em dezembro, e Igor Vinicius já poderia assinar um pré-contrato.

Daniel Alves no Pumas

Daniel Alves, lateral-direito da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

O lateral Daniel Alves já tem um novo clube. Livre no mercado da bola após o fim de seu contrato com o Barcelona, o brasileiro foi anunciado hoje pelo Pumas, do México. As negociações foram mantidas em total sigilo pela diretoria.

Aos 39 anos, Daniel Alves embarcará rumo ao México após acertar o acordo em São Paulo. Segundo o jornalista César Luis Merlo, o jogador terá um contrato de apenas um ano com o clube. O Pumas tem uma estratégia financeira de pagar uma parte do salário por conta própria e outra através das arrecadações com as ações de marketing obtidas.

Lista de saídas no Chelsea

Visando reformular o elenco, o Chelsea prepara saídas de alguns jogadores do plantel, que não tem sido utilizados pelo técnico Thomas Tuchel, que segundo o jornal britânico "The Telegraph", aprovou a "barca".

A publicação define os seguintes jogadores como "indesejados" por Tuchel: o goleiro Kepa Arrizabalaga e os atacantes Timo Werner, Michy Batshuayi, Hakim Ziyech e o brasileiro Kenedy, que passou pelo Flamengo em 2021 por empréstimo.

Portas fechadas

A Juventus se mostrou interessada na contratação do zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal. Contudo, o colunista Paul Merson, ex-jogador dos Gunners, ressaltou que a Velha Senhora "não tem chance" de tirar o zagueiro brasileiro do Emirates.

Merson elogiou Magalhães, que vem atuado como titular ao lado de Ben White, formando uma dupla de zaga sólida, algo que vinha sendo o "Calcanhar de Aquiles" do Arsenal nas últimas temporadas. Os Gunners, segundo a publicação, não planejam vender o zagueiro.