Topo

Dorival aposta em elenco, 'foge' de time titular e vê Flamengo engrenar

Letícia Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/07/2022 04h00

O Flamengo venceu o Juventude por 4 a 0, ontem (20), no Mané Garrincha, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. São 12 jogos com Dorival Júnior e uma estratégia que já demonstra resultado. Recuperando atletas e rodando a equipe, o técnico aposta no elenco que tem nas mãos e foge do foco da titularidade.

Após vencer o Coritiba com um time alternativo, o Rubro-Negro enfrentou o Juventude com o que tinha de melhor à disposição. A vitória foi encaminhada ainda no primeiro tempo - com três gols em 17 minutos -, e as mudanças de Dorival aconteceram já no intervalo.

Titulares no fim de semana, João Gomes e Pedro foram as primeiras substituições contra o Juventude. A dupla deu espaço para Vitinho e o estreante Everton Cebolinha. Além deles, só o goleiro Santos atuou como titular no fim de semana contra o Coxa.

"Temos que ter calma com o time ideal. Todos os jogadores estão participando. Nas últimas quatro partidas, todos os jogadores do elenco foram alterados [com exceção dos goleiros]. Todos participaram, todos iniciaram pelo menos uma partida. Titularidade é isso", disse o técnico.

Dorival prega cautela em relação aos titulares e usa do calendário apertado para dar chance aos atletas do elenco. Aos poucos, os jovens da base também ganham espaço. Lázaro, Victor Hugo, Matheus França ganham minutos e acumulam, inclusive, atuações entre os 11 principais.

A recuperação de atletas é outro ponto que chama atenção desde a chegada de Dorival. Questionados há tempos, Rodinei, Gustavo Henrique e Léo Pereira colecionam bons jogos com o voto de confiança do técnico. Outro nome é Vitinho, que recebeu vaias da torcida antes de entrar em campo contra o Coritiba, mas recebeu apoio do treinador.

"Os jogadores que estão no elenco do Flamengo não podem ser considerados reservas e titulares. São todos do mesmo nível, são todos jogadores de ótima produção. A grande maioria deles eu tive prazer de trabalhar e os conheço. Quando cheguei, pedi para que melhorassem processos e se dedicassem, porque seriam aproveitados a qualquer momento. Confio muito no grupo que tenho, nos jogadores que ali estão. Não desisto de jogador nenhum", comentou o treinador.

"O que aconteceu com Vitinho é lamentável. Ele tem trabalhado, tem se dedicado e em algum momento vai encontrar sua melhor produção. E torço para que isso aconteça. Enquanto o jogador não desistir dele próprio, pode ter certeza que nós, da comissão, e os diretores não o faremos, porque nós acreditamos, confiamos e temos certeza que nos darão ótimos resultados", completou após vencer o Coritiba, no último sábado (16).

A chegada de Dorival mudou também o rumo de Pedro no Flamengo. São duas temporadas de questionamento sobre a titularidade e, principalmente, da atuação ao lado de Gabi. O técnico enxergou a dinâmica e deu oportunidade para a dupla. Neste período de 12 jogos, foram sete gols do Pedro e cinco assistências, além de quatro gols de Gabigol e uma assistência.

A rotina com Dorival é descrita como um ambiente 'mais leve' por quem convive no Ninho do Urubu. A estratégia de manter todos os jogadores do elenco motivados, se sentindo úteis e em busca de uma chance trouxe dias de paz ao CT e renovou as esperanças de ver o Flamengo engrenar.

Classificado às Copas, enfrentando o Corinthians pela Libertadores e o Athletico pela Copa do Brasil, o Flamengo de Dorival aposta na força do elenco para se manter na briga por títulos e recuperar o protagonismo no Brasileirão.