Topo

Cléber Machado chama Patrick de 'gordo'; veja gafes marcantes do narrador

Cléber Machado no Bem, Amigos do Sportv - Reprodução/Sportv
Cléber Machado no Bem, Amigos do Sportv Imagem: Reprodução/Sportv

Franceli Stefani

Colaboração para o UOL

21/07/2022 04h00

Narrador esportivo há mais de 25 anos na TV Globo, Cléber Machado já viveu algumas situações inusitadas ao vivo. A última delas ocorreu na noite da segunda-feira (18), enquanto apresentava o programa Bem Amigos, do SporTV. Ele recebeu Patrick, o autor de um dos gols do empate do São Paulo com o Fluminense, em 2 a 2, pelo Brasileirão, no último domingo (18), no Morumbi.

Durante comentário sobre suposto caso de racismo de torcedores do São Paulo contra os do Fluminense, disse que o atleta está acima do peso.

"Os próprios torcedores do Fluminense estão testemunhando que a questão não foi racista. Os caras estão tirando onda de um torcedor, como o Patrick, um pouco mais gordo. O movimento que eles estavam fazendo é tirando sarro de um cara rechonchudo", disse o carismático narrador.

Depois da situação, o jogador ainda brincou sobre sua forma física. Patrick contou que tem emagrecido em cada partida. "Hoje estou mais fino (risos)".

Essa não foi a primeira vez em que Cléber Machado cometeu gafe ou se equivocou sobre alguma informação ao vivo na TV. Relembre:

"Pode botar forte"

Mês passado, outra ação do narrador chamou atenção. Dessa vez foi na partida entre Atlético-MG e Palmeiras. Durante uma jogada do clube mineiro, ele fez um comentário que deixa margem para interpretação. "Pode botar forte. Bota força que eu vou, é o Hulk pedindo pro Sasha".

A fala, considerada engraçada por alguns torcedores e internautas, rendeu comentários nas redes sociais.

Mas não era o Casão?

Em maio deste ano, durante a transmissão da partida entre Corinthians e Portuguesa-RJ, o narrador se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter. Isso porque ele confundiu o Ricardinho com o Casagrande e ainda riu do próprio equívoco. "Daqui a pouco o Casagrande... Não, esse é o Ricardinho e esse é o Casagrande", falou, entre risos.

Fez a Vanusa...

Também em maio, durante um jogo entre Palmeiras e Fluminense, outra situação embaraçosa: "Está sendo executado o Hino Nacional Brasileiro aqui no Palmeiras (pausa). Terminando a execução do Hino Nacional do Palmeiras... do do do Brasil, aqui no estádio do Palmeiras, aqui é Brasileirão".

Hino Nacional do Rio Grande do Sul...

O narrador já se envolveu com uma gafe com hino há alguns anos. Durante transmissão do Brasileiro de partida entre Inter e Palmeiras, ele disse que estava sendo executado o "hino nacional do Rio Grande do Sul".

...e da Mercedes

A mesma situação envolvendo hino já ocorreu durante a narração da Fórmula 1. Em vez de hino da Finlândia, ele anunciou o "hino nacional da Mercedes".

A maior de todas na F1

A Fórmula 1 marcou a história de Cléber Machado. Durante o GP da Áustria de 2002, Rubens Barrichello foi forçado a ceder a vitória para Michael Schumacher nos metros finais devido a uma ordem de equipe da Ferrari, em um dos episódios mais polêmicos da história da categoria.

"Eles vão pra última, a mesma do ano passado. Hoje não, hoje não. Hoje sim... hoje sim. É inacreditável. Não há nenhuma necessidade da Ferrari fazer isso".

Troca de sobrenomes

Outra gafe cometida pelo comunicador foi em fevereiro deste ano, durante a Supercopa Feminina, na partida do Corinthians contra o Palmeiras. Dessa vez ele trocou o nome das repórteres. Ele trocou o sobrenome da colega, Gabriela Ribeiro.

"Estou esperando um espaço aqui para colocar as nossas duas repórteres em campo. A Gabriela Moreira que chamou está acompanhando o Corinthians e já está vendo a reação corintiana com 1 a 0 a favor, hein, Gabi?". A jornalista o corrigiu logo na sua entrada. "É isso mesmo, Cleber, Gabriela Ribeiro aqui, bom dia para todo mundo." Ele não se desculpou pelo equívoco.

Caldeirão ou Domingão?

Em setembro do ano passado, durante a transmissão de Santos e Juventude, um deslize durante a narração deixou os comentaristas de redes sociais em alerta. Ele confundiu a programação dominical da Globo e precisou corrigir rapidamente sua fala.

"Daqui a pouco tem o Caldeirão, já já tem o Caldeirão! Luciano Huck te espera", chamou. Instantes depois ele pontuou: "No domingo, Caldeirão (risos), Caldeirão foi ontem, né, com o Marcos Mion. Luciano Huck mudou de Caldeirão para Domingão".

Delay

O delay na hora de narrar o gol do Internacional diante do Corinthians, em outubro de 2021, foi outro episódio que ganhou as redes. O chute do meia Gustavo Maia balançou as redes e o "gol" só foi narrado segundos depois. Na hora em que a bola já estava dentro do gol, Machado ainda comentava a entrada de Jô em substituição no time do Corinthians.

O "gol" foi gritado já com os jogadores colorados comemorando em frente à torcida. "E o Internacional vai para o campo de ataque e a bola chutada de longe pro gooool, Gustavo Maia. Gol do Internacional".

Medalha de ouro nas gafes

Machado também já errou em Olimpíadas. Ao narrar uma prova de remo, encerrou uma competição antes da hora - no que virou o famoso "medalha de ouro... daqui 500 metros".

Briga com Caio Ribeiro?

O narrador também já protagonizou diversos momentos engraçados com Caio Ribeiro. Em um deles, não foi nada delicado e deu um empurrão nada discreto no comentarista.