Topo

Internacional

Por que Inter desistiu de atacante 6 meses após vencer briga com São Paulo

Wesley Moraes deixou o Inter com apenas dois gols marcados e antes do fim do contrato - Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional
Wesley Moraes deixou o Inter com apenas dois gols marcados e antes do fim do contrato Imagem: Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/07/2022 04h00

Há pouco mais de seis meses, o Internacional superava o São Paulo numa disputa do mercado da bola. Os rivais de hoje (20), às 20h30 (de Brasília), pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, tentavam a contratação do centroavante Wesley Moraes, e os gaúchos levaram a melhor. Mas, à véspera do jogo no Beira-Rio, o Colorado finalizou a devolução do atleta de 25 anos ao Aston Villa, da Inglaterra, que o repassará ao Levante, da Espanha.

A desistência gaúcha se justifica no baixo aproveitamento e nos sinais de pouco empenho do atacante, que chegou a ser chamado por Tite para a seleção brasileira.

Wesley tinha mais seis meses de vínculo com o Colorado. No entanto, não houve resistência em seu regresso à Europa. Pelo contrário, partiu do Inter a tentativa de devolução, que acabou sendo aceita quando um novo destino se apresentou.

Logo no início da temporada, ainda sob comando de Alexander Medina, Wesley foi titular. Havia grande expectativa para a primeira chance dele no futebol brasileiro. Sua trajetória desde a base em clubes da Europa indicava capacidade tática e adaptação rápida.

Mas os gols que ele fez na Bélgica e na Inglaterra não apareceram na América do Sul. Foram apenas dois em 21 jogos vestindo a camisa vermelha. O primeiro, em sua estreia, de pênalti, e o segundo — e único com bola rolando — contra o 9 de Octubre, pela Sul-Americana.

Mas não foi apenas o rendimento aquém do esperado que pesou para a devolução dele. Mano Menezes, quando sucedeu Medina, percebeu que o camisa 9 não estava se esforçando o suficiente para receber oportunidades. De cara, o colocou ainda mais atrás na disputa por posição. Se antes já estava abaixo de David e Alemão, também foi ultrapassado pelo jovem Cadorini.

Depois de algum tempo, Mano o reconduziu ao time. Tanto que ele participou de jogos recentes — contra Ceará, América-MG e o Athletico-PR. A retomada veio após uma conversa série proposta pelo treinador e mereceu elogios.

Mas o que não mudou foi o desempenho. Longe de aproveitar as oportunidades que teve, Wesley nunca justificou o investimento feito pelo Colorado para sua chegada. E o último fator que encaminhou a saída foi financeiro.

Com salário considerado alto para um jogador distante do time titular, a direção do Inter entendeu que o atacante precisava deixar a folha de pagamento como parte de um plano para uma investida ousada no mercado da bola.

Wesley Moraes fora do clube é um dos jogadores que deve 'abrir espaço' para tentativa de contratar Darío Benedetto, do Boca Juniors. O valor que já não consta nas pendências mensais do time do Beira-Rio se soma ao que o clube deixa de gastar com Moisés, que vai para o CSKA Moscou, da Rússia, Boschilia, que também deve ter saída encaminhada, Galhardo, que foi para o Fortaleza, Bruno Méndez, que voltou para o Corinthians, Natanael, que encerrou seu contrato, Marcos Guilherme, que rescindiu e foi para o São Paulo, Rodrigo Dourado, vendido ao San Luís, do México, entre outros negócios que devem ser concluídos.

Tudo isso para garantir fôlego financeiro ao time, que também trabalha com prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões pela eliminação precoce na Copa do Brasil. E no jogo de queda, contra o modesto Globo-RN, Wesley também perdeu ao menos uma boa chance de marcar.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL x SÃO PAULO
Competição
: Campeonato Brasileiro - 18ª rodada
Data e hora: 20 de julho de 2022 (quarta-feira), às 20h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

INTERNACIONAL: Daniel; Heitor, Rodrigo Moledo, Mercado e Moisés; Gabriel, De Pena, Edenilson, Pedro Henrique e Mauricio; Alemão. Técnico: Mano Menezes

SÃO PAULO: Thiago Couto; Igor Vinícius, Diego Costa, Luizão e Welington; Pablo Maia, Gabriel Neves, Rodrigo Nestor e Igor Gomes; Luciano e Eder. Técnico: Rogério Ceni

Internacional