Topo

Súmula de Criciúma x Ponte dá detalhes de denúncia de racismo

Atacante da Ponte Preta, Da Silva discute com torcedores do Criciúma após suposto ato de racismo - Reprodução/Twitter
Atacante da Ponte Preta, Da Silva discute com torcedores do Criciúma após suposto ato de racismo Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, São Paulo (SP)

16/07/2022 11h08

O árbitro Caio Max Augusto Vieira, que comandou o empate por 1 a 1 entre Criciúma e Ponte Preta ontem (15), pela 18ª rodada da Série B, detalhou o caso de racismo na súmula da partida divulgada hoje pela CBF.

Na ocasião, o atacante Da Silva, do time campineiro, relatou ter sofrido insultos racistas vindos de parte da torcida adversária presente no Heriberto Hulse. O centroavante começou a discutir com os torcedores e recebeu apoio dos companheiros que também estavam no banco de reservas.

Confira o informe:

"Aos 46 minutos do primeiro tempo, paralisei a partida por volta de três minutos, após ser informado pela 4ª árbitra Charly w. s. Deretti que o atleta que se encontrava em aquecimento, Sr. Rondinelli Da Silva Vieira, nº 28, da equipe Ponte Preta, relatou ter sofrido injúria racial por um torcedor que se encontrava junto à torcida do Criciúma E.C. O atleta informou que foi chamado de "macaco". Informo também que o atleta ainda relatou que foi arremessado em sua direção um copo com líquido não identificado, sendo atingido pelo mesmo líquido. Foi solicitado ao policiamento presente que identificasse o infrator, porém, até o fechamento dessa súmula não foi possível, pois o indivíduo se evadiu do local do jogo. Nenhum dos membros da arbitragem pôde identificar tais atos, sendo assim após a chegada do policiamento para tomar as devidas providências, dei continuidade na partida".

A torcida do Criciúma teria direcionado os gritos quando os atletas da Ponte estavam realizando aquecimento atrás do gol, ao final do primeiro tempo. Devido a pequena separação entre a zona do campo e as arquibancadas, os jogadores apontam que copos com líquidos e cusparadas foram lançados naquela direção.

No segundo tempo, os reservas aqueceram na mesma parte do gramado, mas foram escoltados pelos policiais e seguranças do local.