Topo

Corinthians

Corinthians sai fortalecido de sequência dura, mas já tem outra pela frente

Vítor Pereira e sua fé serão mais uma vez colocados à prova na segunda sequência decisiva do Corinthians no ano - Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
Vítor Pereira e sua fé serão mais uma vez colocados à prova na segunda sequência decisiva do Corinthians no ano Imagem: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

14/07/2022 04h00

Há um mês parecia improvável que o Corinthians todo remendado por desfalques eliminaria Boca Juniors e Santos, manteria o ritmo no Brasileirão e chegaria tão fortalecido a esta altura da temporada. A classificação às quartas de final da Copa do Brasil, assegurada ontem (13) contra o Santos, confirma os acertos do rodízio de Vítor Pereira e premia o espírito batalhador que o técnico tanto exalta, mas também reserva outro desafio semelhante: o time vai ter de passar por tudo isso mais uma vez, e daqui a pouco.

As classificações dão ao Corinthians a certeza de mais uma sequência de decisões. Depois de quatro semanas seguidas com jogos de mata-mata, o time terá outras quatro entre o final de julho e a metade de agosto. O adversário na Libertadores já é conhecido, o Flamengo, enquanto o rival na Copa do Brasil será definido apenas em sorteio na terça-feira (19). O que já se sabe são as datas: a temporada corintiana pode ser praticamente definida entre 27 de julho e 18 de agosto (veja as datas mais abaixo).

Como diz Vítor Pereira, a meta é seguir sobrevivendo. Até aqui não foi nada fácil: o Corinthians chegou a ter nove desfalques importantes na sequência de jogos decisivos, foi goleado pelo Fluminense com um time cheio de meninos no Maracanã e fez um único gol (e contra) nos últimos seis jogos. O momento não é um mar de rosas, como bem se vê, mas os resultados são irrepreensíveis: o Alvinegro é o vice-líder do Brasileirão e também um de apenas três times já classificados às quartas de final de Copa do Brasil e Libertadores —junto a Athletico e Flamengo; e, talvez, Palmeiras a depender do Choque-Rei de hoje (14).

As dores do crescimento são muitas, mas VP está satisfeito. Ele tem administrado como pode o desgaste do elenco, o que explica as substituições no clássico de ontem, e deve seguir na mesma toada. Senão, como ele próprio já disse, "chega um dia que não tem 11 titulares para colocar em campo".

A esperança é que as lesões continuem diminuindo. Depois das voltas de Gil e Gustavo Mosquito, o próximo pode ser Maycon, que é esperado nos treinos coletivos em breve. Fagner, Renato Augusto, Willian e Júnior Moraes exigem um pouco mais de calma, mas nenhum deles está descartado para a sequência decisiva que se aproxima. Além disso, a expectativa é que Yuri Alberto e algum eventual novo reforço criem soluções em um elenco cheio de problemas.

"Vamos tentar chegar às fases eliminatórias com mais gente, mais soluções, uma equipe mais forte que não fique só se defendendo, mas também consiga atacar à altura dessas eliminatórias."
Vítor Pereira, sobre recuperar lesionados a tempo do mata-mata

A próxima sequência tem ordem de jogos idêntica à das oitavas de final: primeiro a ida da Copa do Brasil, depois ida e volta do torneio sul-americano, e por fim a volta do mata-mata nacional. Como se tudo isso não bastasse, o Corinthians ainda tem um clássico contra o Palmeiras bem no olho do furacão, no dia 13.

Ao todo, o funil do mata-mata corintiano compreende sete partidas em 21 dias, sendo três pelo Brasileirão —contra Botafogo, Avaí e Palmeiras, respectivamente. Desde o começo de junho o técnico Vítor Pereira não tem uma semana livre para treinos, e as coisas vão continuar assim até pelo menos 20 de agosto. Toda esta sequência do Alvinegro começa pela visita ao Ceará, às 21h (de Brasília) deste sábado (16), no Castelão.

Sequência de jogos do Corinthians:

16/julho - Brasileirão - Ceará x Corinthians
20/julho - Brasileirão - Corinthians x Coritiba
24/julho - Brasileirão - Atlético-MG x Corinthians
27 ou 28/julho - Copa do Brasil - Jogo de ida das quartas
30/julho - Brasileirão - Corinthians x Botafogo
2/agosto - Libertadores - Corinthians x Flamengo
6/agosto - Brasileirão - Avaí x Corinthians
9/agosto - Libertadores - Flamengo x Corinthians
13/agosto - Brasileirão - Corinthians x Palmeiras
17 ou 18/agosto - Copa do Brasil - Jogo de volta das quartas
20/agosto - Brasileirão - Fortaleza x Corinthians

Corinthians